EUA têm 1º caso de gripe aviária altamente patogência em criação comercial desde 2017

Publicado em 09/04/2020 21:09

CHICAGO (Reuters) - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso de gripe aviária altamente patogênica em uma criação comercial de aves no país desde 2017.

A agência detectou a influenza aviária H7N3 em uma criação de perus no condado de Chesterfield, na Carolina do Sul, de acordo com um comunicado.

Não foram detectados casos do vírus em humanos e não há preocupação imediata de saúde pública, acrescentou o USDA.

O pior surto da história de gripe aviária nos EUA, registrado entre 2014 e 2015, matou cerca de 50 milhões de aves, sendo a maior parte delas galinhas utilizadas para produção de ovos em Iowa.

Smithfield hiberna unidade de carne suína nos EUA após 80 casos de coronavírus

Logo da Smithfield Foods em instalações da empresa em Smithfield, Virgínia (EUA)

  • Logo da Smithfield Foods em instalações da empresa em Smithfield, Virgínia (EUA) 30/05/2013 REUTERS/Rich-Joseph Facun

CHICAGO (Reuters) - A Smithfield Foods, maior processadora de carne suína do mundo, está fechando temporariamente uma planta em Sioux Falls, na Dakota do Sul, disse a empresa nesta quinta-feira, depois de mais de 80 trabalhadores no local testarem positivo para o coronavírus.

O fechamento é a mais nova disrupção à cadeia de oferta de alimentos dos EUA causada pela pandemia, e ocorre depois de a demanda por carnes em supermercados ter aumentado no país, com consumidores se isolando em casa em busca de proteção contra o vírus.

"A situação da Smithfield é difícil", disse a governadora da Dakota do Sul, Kristi Noem, em videoconferência com a imprensa.

"Uma pandemia como essa pode ficar muito pior se não conseguirmos alimentar as pessoas, eu agradeço o compromisso deles em fazer as coisas certas."

A Smithfield vai suspender operações em uma área de larga escala da unidade em 11 de abril, completando o fechamento entre 12 e 13 de abril, segundo o comunicado.

A empresa disse que "equipes essenciais" vão limpar o local durante o período e instalar barreiras físicas para ajudar a separar os funcionários --estes serão pagos de acordo com o acordado previamente durante o "shutdown", informou a companhia.

A planta tem um total de 3.700 funcionários e fornece quase 130 milhões de porções de alimentos por semana, disse a Smithfield, que pertence ao grupo chinês WH.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário