Carne de frango: potencial estimado para o 1º trimestre de 2020 tem aumento anual de 4%

Publicado em 14/04/2020 08:15 22 exibições

Projeções efetuadas pelo AviSite indicam que no primeiro trimestre de 2020 a avicultura de corte contou com uma capacidade instalada capaz de produzir 3,7 milhões de toneladas de carne de frango. Tal potencial corresponde a um aumento de pouco mais de 4% sobre idêntico período do ano passado, ocasião em que, pelos parâmetros adotados, foi possível produzir volume ligeiramente superior a 3,5 milhões de toneladas.

A capacidade instalada tem como base o alojamento interno mensal de pintos de corte (levantamento da APINCO), em relação ao qual é estimada viabilidade média de 96% e abate aos 42 dias de idade. Tem-se, então, a indicação do volume de frangos abatidos mensalmente e que, no primeiro trimestre de 2020, somaram quase 1,6 milhão de cabeças, 4,18% a mais que nos três primeiros meses de 2019.

Para, a partir daí, projetar-se o potencial de produção de carne de frango adotou-se, como parâmetro do peso médio por cabeça abatida, os valores divulgados pelo IBGE nos levantamentos trimestrais dos abates realizados em estabelecimentos sob inspeção. E uma vez que, da parte do IBGE, os dados relativos ao primeiro trimestre só estarão disponíveis em junho próximo, adotou-se para o período a média anual registrada em 2019 – 2,334 kg por cabeça abatida.

Tem-se, então, uma projeção do potencial instalado mensalmente e que, no primeiro trimestre de 2020, aumentou 4,15% nominalmente e 3% em valores reais, visto estarmos em ano bissexto.

Sob esse aspecto, o acumulado em 12 meses não apresenta grande variação, pois o incremento nominal de 5,43% cai menos de 0,3 ponto percentual, para 5,15%.

Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário