Presidente da ACSURS apresenta análise do atual cenário e perspectivas da suinocultura

Publicado em 06/07/2020 10:19

Na última sexta-feira (3), o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS, Valdecir Luis Folador, participou de seminário online promovido pela Emater/RS-Ascar Regional de Frederico Westphalen. O evento, realizado por meio do Skype, contou também com a participação do pesquisador e chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, Marcelo Miele.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Valdir Sangaletti, responsável pela abertura do evento online, destacou que encontros como este são importantes para a economia do setor, já que neste momento não podem ser realizados de forma presencial.

A primeira palestra do seminário foi realizada por Miele, que evidenciou a importância econômica da suinocultura e falou sobre o uso do aplicativo Custo Fácil para geração de indicadores. “O histórico dos custos vai aumentar a qualidade da informação e transparência que, por sua vez, pode reverter em ganhos para o setor agropecuário e para a cadeia produtiva. Ou seja, com uma gestão melhor é possível ter uma melhor renda agrícola”, frisa Miele em relação ao aplicativo desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves.

Folador, que apresentou uma análise do cenário atual e as perspectivas da suinocultura, frisou que o setor suinícola brasileiro vem passando por um período diferente e com grande demanda nas exportações. “Isso faz com que as pessoas fiquem mais animadas em relação ao mercado como um todo e também tenham vontade de realizar investimentos”, comenta.

O dirigente disse ainda que, apesar dos resultados serem positivos, é necessário prestar atenção no mercado pois o destino da carne suína está centralizado em apenas um continente, a Ásia. “Apesar de estarmos em alerta, é preciso aproveitar o bom momento da suinocultura brasileira. Sabemos que a China está em fase de recuperação do seu rebanho, que foi atingido pela Peste Suína Africana (PSA). Por conta disso, é necessário ter planejamento e cuidado nos investimentos a serem realizados nos próximos meses”, destaca o presidente da entidade.

Com a pandemia de Covid-19, a demanda de carne suína no mercado interno reduziu, tendo como um de seus principais fatores as medidas de isolamento social e o alto índice de desemprego. Em cima desse cenário e também pelos altos custos de produção, Folador salientou que o setor só não está passando por uma crise novamente por causa dos resultados positivos nas exportações de carne suína.

Para finalizar, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar no setor suinícola. “O produtor que sabe aproveitar esse auxílio possui um diferencial em sua propriedade”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ACSURS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário