Frango, ovo, milho e inflação no primeiro semestre de 2020
Comparativamente à inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas – evolução de 7,84% nos últimos 12 meses - apenas o frango vivo encerrou a primeira metade de 2020 com resultado negativo, seu preço recuando de R$3,26/kg entre janeiro e junho de 2019 para R$3,18/kg no mesmo período do corrente exercício.
Sob esse aspecto, ovo e milho – ambos com um índice de evolução de preço muito similar – tiveram bom desempenho, pois valorizaram-se em torno de um terço em relação ao primeiro semestre de 2019. Notar, porém (gráfico abaixo) que os dois produtos perderam fôlego nos últimos meses.
Em relação, especificamente, ao IGP-DI acumulado desde a implantação do real no País, em 1994 – variação de 685% em junho passado – o milho registra incremento de 555% (diferença, a menos, de 130 pontos percentuais , o frango vivo de 490% (195 pontos percentuais a menos) e o ovo de apenas 320% - ou 365 pontos percentuais a menos, o que significa que seus preços tiveram evolução inferior à metade do IGP-DI acumulado.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA