China usará reservas de carne suína para estabilizar mercado

Publicado em 09/06/2021 09:47

LOGO REUTERS

O planejador estatal da China disse na quarta-feira que pretende usar as reservas estaduais de carne suína para estabilizar a produção e os preços dos suínos, após uma queda de mais de 50% nos preços dos suínos desde o início do ano.

A indústria suína da China está se recuperando de um surto do vírus mortal da peste suína africana que devastou o rebanho suíno durante 2018 e 2019, mas os preços este ano caíram muito mais acentuadamente do que o esperado, disseram analistas.

Os preços atuais do suíno, de cerca de 15,6 yuans (US $ 2,44) por quilo, estão abaixo do ponto de equilíbrio para muitos produtores, o que pode levar alguns à falência e levar a uma queda substancial no fornecimento mais tarde, disse Li Ming, analista da Myagric. com.

“O risco é alto de que os mercados sejam bastante voláteis”, disse ele.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) disse em um comunicado que planeja melhorar a forma como suas reservas de carne suína operam para ajudar a estabilizar a produção e os preços da carne suína.

“Recentemente, com o 'ciclo do porco' no topo da epidemia de peste suína africana e a epidemia de coronavírus, o funcionamento normal da indústria de suínos foi seriamente afetado”, disse o planejador estatal.

A China manteve um volume não revelado de carne de porco congelada por anos, mas a reserva é estimada como muito pequena para influenciar significativamente o mercado.

A NDRC disse que aumentaria significativamente seus estoques, mas não deu mais detalhes.

Também criará uma reserva temporária adicional que desempenhará um papel mais ativo na definição de preços, comprando do mercado quando os preços caem muito e liberando estoques quando a oferta ficar apertada.

“O principal objetivo é enviar um sinal ao mercado de que o governo não permitirá que os preços caiam mais”, disse Pan Chenjun, analista sênior do Rabobank.

Os preços do suíno vivo já começaram a subir em muitas regiões esta semana, encerrando uma queda acentuada de meses que pegou o mercado de surpresa.

Mas falar de novos surtos de doenças no sul e sudoeste nas últimas semanas pode desencadear mais vendas de pânico pelos agricultores, acrescentou Pan, empurrando os preços para baixo novamente e estimulando compras pela reserva.

O NDRC disse que também planeja ajustar um sistema de alerta antecipado que está em vigor para alertar as autoridades sobre a queda nos lucros da produção de suínos, o que pode levar a grandes flutuações na oferta e nos preços.

Ele aumentou a proporção de equilíbrio entre suínos e grãos para 7: 1 de 5,5: 1 anteriormente, aparentemente refletindo os custos de produção mais altos depois que os fazendeiros foram forçados a investir mais na higiene da fazenda para se proteger contra a peste suína africana.

Atualmente, a proporção é de cerca de 5,4: 1, com base no preço do porco de 15,56 yuans por kg e no preço do milho de 2,87 yuans por kg.

No entanto, também levará em consideração os preços de varejo da carne suína e os estoques de porcas reprodutoras ao emitir avisos no futuro, disse o NDRC. (US $ 1 = 6,3941 yuan)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário