Como o Brasil está lidando com a peste suína africana

Publicado em 22/11/2021 14:35

O Brasil Rural de hoje falou de uma preocupação que o Brasil está tendo que é a peste suína, já identificada em alguns países. Para falar sobre esses riscos, conversamos com a pesquisadora Janice Zanella da Embrapa Suinos e Aves.

Segundo a pesquisadora, a peste suína africa, apesar de não ser uma doença nova, e já erradicada no Brasil, ela tem preocupado muito o setor da suinocultura mundial.

Ela espalhou muito rapidamente em todo o continente Africano, na Georgia, Russia e na China. E como a China detém a maior criação de suínos, e por ser um grande exportador, traz um risco muito grande, porque no final do mês de julho ela foi identificada nas Américas (na República Dominicana e no Haiti). Por isso o Brasil tem que se preocupar e tomar as medidas necessárias.

“É uma doença com sinais clínicos hemorrágicos, uma doença parecida com outras doenças, como a peste suína clássica. O Brasil tem zona livre da doença, mas ainda tem ocorrrencia em alguns estados do Nordeste. Esse é um problema, porque temos que ter veterinários capacitados para diferenciar essas doenças” 

Ainda segundo ela o vírus é extremamente resistente, ele resiste, inclusive na carne congelada até mil dias, entre outras formas de transmissão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
EBC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário