RS: Laboratório do CEPVDF obtém aprovação para realizar análises de duas novas doenças de suínos

Publicado em 04/05/2022 14:11
Inmetro deu aval para diagnósticos relacionados à Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRS) e Peste Suína Africana (PSA)
laboratório rio grande do sul rs suínos suinocultura doenças

O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), obteve aprovação, por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para a realização de diagnósticos para a Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRS) e Peste Suína Africana (PSA).

Com o aval do Inmetro, o CEPVDF, localizado em Eldorado do Sul, aguarda agora o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para iniciar as análises. Desta forma, o CEPVDF passará a apoiar o Plano de Vigilância para Suínos do Ministério da Agricultura, atividade antes realizada apenas por laboratórios federais.

O chefe do CEPVDF, Vilar Gewehr, explica que é obrigação dos Estados manterem o monitoramento destas doenças, que possuem focos espalhados em diversos países. “Estas enfermidades não estão em circulação no Brasil, mas precisamos monitorar e provar para os mercados importadores que mantemos a vigilância e a sanidade do nosso rebanho”, diz Gewehr. “Não há uma data para a exigência das análises, mas termos um laboratório credenciado para esta finalidade demonstra uma responsabilidade do Estado com a questão sanitária envolvendo a suinocultura”, acrescenta.

Outras vantagens do laboratório estar habilitado para estes diagnósticos, segundo Gewehr, é a confidencialidade no processamento das amostras e a agilidade nos resultados. Atualmente, o laboratório federal credenciado do Mapa fica em Minas Gerais, onde se fazem apenas as provas confirmatórias.

Para conseguir a aprovação junto ao Inmetro, o CEPVDF contou com apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa), que aportou recursos para o pagamento de taxas, equipamentos, kits e treinamentos. Antes da extensão de escopo já eram realizadas, no laboratório, análises de brucelose, peste suína clássica, doença de Aujezsky e sarna, a partir de coletas feitas por servidores das inspetorias e escritórios de defesa agropecuária da Seapdr.

O chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Fernando Groff, diz que o CEPVDF tem representado um importante apoio para as atividades de vigilância das doenças dos animais, como referência em diagnóstico de doenças. "A ampliação do escopo é estratégico para manter a capacidade diagnóstica, contribuindo para a qualificação das certificações sanitárias da Defesa em Saúde Animal, permitindo alcançar mercados e reduzindo perdas ao produtor", salienta Groff.

Para ser considerado um laboratório oficial, a instituição precisa oferecer garantias de cinco itens: competência, imparcialidade, sigilo, rastreabilidade e garantia da qualidade. Esta comprovação perpassa por auditorias do Mapa e do Inmetro, que após certificam estes diagnósticos que atendem a todos os requisitos da norma ISO 17025.

Notificação

Qualquer suspeita de doença envolvendo suínos no Rio Grande do Sul deve ser imediatamente notificada à Secretaria da Agricultura por meio dos seguintes canais: inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária, o WhatsApp (51) 98445-2033, o telefone geral da Seapdr (51) 3288-6200 ou o e-mail [email protected].

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. de Agricultura - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário