Canadá relata surto de gripe aviária H5N5 em fazenda doméstica
![]()
PARIS, 18 de fevereiro (Reuters) - O Canadá relatou um surto de gripe aviária H5N5 altamente patogênica em uma granja avícola de postura não comercial na parte leste do país, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês) na terça-feira.
A disseminação da gripe aviária, comumente chamada de gripe aviária, devastou rebanhos ao redor do mundo, interrompendo o fornecimento e alimentando preços mais altos de alimentos. Sua disseminação para mamíferos, incluindo vacas leiteiras nos Estados Unidos, levantou preocupações entre os governos sobre o risco de transmissão humana.
A análise do vírus H5N5 detectado na província canadense de Newfoundland e Labrador mostrou que ele era semelhante ao H5N5 que atingiu o Canadá em 2023, disse o WOAH sediado em Paris em um relatório, citando autoridades canadenses.
Também mostrou que estava relacionado à linhagem H5N1 (2.3.4.4b) que afetou algumas fazendas no Canadá e está se espalhando para outras partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Reportagem de Sybille de La Hamaide; Edição de Alison Williams
0 comentário
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas