Japão suspende algumas importações de aves do Brasil após surto de gripe aviária
![]()
TÓQUIO, 19 de maio (Reuters) - O Japão suspendeu as importações de carne de frango da cidade de Montenegro, no sul do Brasil, e de aves vivas do estado do Rio Grande do Sul após um surto de gripe aviária, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura do Japão na segunda-feira.
A proibição entrou em vigor na sexta-feira, depois que o Brasil, maior exportador mundial de frango, confirmou seu primeiro surto de gripe aviária em uma granja avícola. O anúncio desencadeou protocolos para uma proibição comercial em todo o país pela China, principal compradora, e restrições estaduais para outros grandes consumidores.
O Japão depende muito das importações de frango do Brasil, e a disseminação da gripe aviária no Brasil pode afetar o mercado de carne no Japão, onde os preços dos alimentos já estão subindo.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca, a taxa de autossuficiência do Japão em carne de aves, incluindo produtos processados, é de cerca de 65%.
No ano fiscal de 2024, encerrado em 31 de março, o Japão importou cerca de 429.000 toneladas métricas de carne de frango do Brasil, representando quase 70% das importações de carne de aves, excluindo itens processados.
"Monitoraremos de perto o impacto na distribuição doméstica e nas condições de mercado", disse um funcionário do ministério.
Reportagem de Yuka Obayashi; Edição de Chang-Ran Kim e Kate Mayberry
0 comentário
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas