Aguiarnópolis, em Tocantins está livre de gripe aviária
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa que recebeu na tarde desta quarta-feira, 28, o laudo conclusivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde foram descartadas a gripe aviária de alta patogenicidade e a Doença de Newcastle no Tocantins. O caso, que estava sob investigação, teve as amostras coletadas em aves comerciais no município de Aguiarnópolis.
“É um resultado que já esperávamos e que tranquiliza a cadeia produtiva da avicultura no Tocantins para continuarmos produzindo com qualidade e gerando renda neste setor tão importante para a nossa economia”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.
Segundo ele, a responsabilidade sanitária e a rapidez da Agência na execução dos protocolos de coleta e envio das amostras para investigação em laboratório oficial, em menos de 48 horas, foram fundamentais para não deixar quaisquer dúvidas sobre a presença ou não do vírus da gripe aviária e ter o controle da situação.
O gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio, esclarece que o caso está sendo encerrado com os protocolos de desinterdição da propriedade de origem das aves e com a liberação das carcaças para consumo, que haviam sido separadas no abatedouro até a conclusão do laudo.
“É importante destacar que as ações rotineiras de prevenção continuam sendo realizadas com vigilâncias ativas em granjas comerciais, orientações aos produtores rurais, estudos realizados periodicamente para comprovar a ausência viral da IAAP [Influenza Aviária de Alta Patogenicidade] e a Doença de Newcastle, além do trabalho de inspeção e fiscalização diárias nas indústrias”, pontuou Sérgio Liocádio.
A Adapec reafirma seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na condução da defesa agropecuária, com uma equipe qualificada e preparada para responder a qualquer risco sanitário.
0 comentário
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas