Gripe Aviária: Autodeclaração deve acelerar a normalidade das exportações, ressaltando a ABPA
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a oficialização da autodeclaração do Brasil de Livre de Influenza Aviária entregue hoje pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, este é um passo definitivo para agilização das negociações para o restabelecimento das exportações brasileiras frente a diversos mercados que hoje aplicam algum tipo de restrição ou suspensão.
"O vazio sanitário de 28 dias compreende dois ciclos de vida do vírus, para garantir que a granja com a ocorrência esteja totalmente livre. A autodeclaração restabelece o nosso status sanitário. No momento em que dezenas de nações, incluindo todas as grandes produtoras de aves, enfrentam problemas e ocorrências em suas respectivas produções, superamos a única ocorrência de nós toda a história da avicultura que é a maior exportadora e segunda maior produtora mundial de carne de frango. Estamos confiantes no rápido restabelecimento da normalidade no fluxo dos embarques e no reforço de nosso papel em prol da segurança alimentar global”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
0 comentário
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai