Embrapa cria arroz para silagem e etanol
Publicado em 29/02/2012 10:48
Nova linhagem tem grãos – e produtividade – com o dobro do tamanho do arroz tradicional. Produto está sendo desenvolvido especificamente para servir de alimentação animal e para a produção de álcool.
A Embrapa está desenvolvendo um novo tipo de arroz, caracterizado por ter grãos – e, consequentemente, produtividade – com o dobro do tamanho da média. Apelidada de “gigante” e registrada com AB 11047, a nova linhagem vai atender dois nichos específicos: alimentação animal e produção de etanol. Em fases finais de testes pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), a novidade foi apresentada na vitrine tecnológica da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, um dos principais eventos do setor arrozeiro nacional, este ano realizado em Restinga Sêca/RS entre 22 e 25 de fevereiro.
A linhagem está em fase de ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) e deverá chegar ao mercado na safra 2013/2014. A expectativa é de que o produto atenda a uma demanda por cultivares específicas para a produção de álcool e para a alimentação animal – seja ração, que seria feita do grão, ou silagem, originada da planta inteira do arroz.
O arroz tem apresentado nos testes um potencial produtivo de 14 toneladas por hectare – a média nacional fica em 7,5 t/ha. Outro fator favorável é o alto teor de amido da linahgem, o que garantirá um maior poder nutritivo para os animais e mais energia para a geração de etanol.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa
0 comentário
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem