Excesso de umidade afeta produtividade do arroz de várzea

Publicado em 04/01/2017 07:00

A terça-feira (3) deverá ser marcada pela ocorrência de pancadas de chuvas em boa parte dos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, bem como em toda a região Sul. Não dá para descartar a possibilidade de que venham ocorrer pancadas irregulares sobre Tocantins e faixa oeste da Bahia. Tempo aberto apenas sobre o norte de Minas Gerais e em grande parte da região Nordeste.

De acordo com o agrometeorologista, Marco Antônio Santos, as pancadas de chuva tornam as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, assim, como a realização dos tratos culturais e também da colheita do feijão e da soja.

No Rio Grande do Sul, a chuva já começa a trazer preocupação aos produtores de arroz e de soja, principalmente das regiões de várzea, pois como chove regularmente há alguns dias os solos estão encharcados. A previsão de mais chuva ao longo da semana poderá ocasionar um forte estresse hídrico o que afeta drasticamente o potencial produtivo das plantas. Nas demais regiões produtoras, a preocupação está na nebulosidade, pois reduz as taxas fotossintéticas, podendo afetar a produtividade das lavouras. O mesmo poderá ocorrer no Centro-Oeste e em partes do Sudeste.

Soja no Centro Oeste: como evitar o risco climático?

No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o retorno da chuva entre terça (3) e quarta-feira (4), trará alivio aos produtores, porém como serão chuvas na forma de pancadas irregulares, algumas áreas poderão não ser beneficiadas, o que continuará a apreensão por parte dos produtores, já que há regiões a mais de 17 dias sem receber uma só gota de chuva e o forte calor tem acelerado a redução dos níveis de água no solo. Porém, como há previsão de chuvas mais generalizadas para a semana que vêm, as condições poderão ser normalizadas nesses próximos 10 a 15 dias, conclui Santos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário