Ciclo úmido deve afetar também a safra de inverno da Argentina
Na Argentina, o diretor do Centro de Pesquisa em Recursos Naturais do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), Pablo Mercuri, disse que "é provável" que a nova safra agrícola do país enfrente o mesmo cenário úmido de agora.
Para Mercuri, vários modelos indicam que haverá um aquecimento das águas do Pacífico, configurando um El Niño. Esta probabilidade deve se confirmar, com mais certeza, no mês de junho. Caso confirmada, as chuvas devem continuar sobre o território argentino.
Segundo o pesquisador, até o momento não se pode confirmar a magnitude do fenômeno. "Ainda não podemos saber a intensidade com alguma certeza. Mas é uma má notícia para as zonas com rios elevados ou alagadas por agora", indicou.
O ciclo úmido, como aponta Mercuri, é grave para as áreas afetadas pelas inundações, para as áreas baixas ou com suscetíveis a alagamentos, mas é bom para as zonas altas para plantios de alto rendimento e colheitas.
Ele considera que é necessário adotar a histórica recomendação do INTA de realizar a rotação com gramíneas e a incorporação de pastagens.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025