Ciclo úmido deve afetar também a safra de inverno da Argentina

Publicado em 22/05/2017 09:50

Na Argentina, o diretor do Centro de Pesquisa em Recursos Naturais do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), Pablo Mercuri, disse que "é provável" que a nova safra agrícola do país enfrente o mesmo cenário úmido de agora.

Para Mercuri, vários modelos indicam que haverá um aquecimento das águas do Pacífico, configurando um El Niño. Esta probabilidade deve se confirmar, com mais certeza, no mês de junho. Caso confirmada, as chuvas devem continuar sobre o território argentino.

Segundo o pesquisador, até o momento não se pode confirmar a magnitude do fenômeno. "Ainda não podemos saber a intensidade com alguma certeza. Mas é uma má notícia para as zonas com rios elevados ou alagadas por agora", indicou.

O ciclo úmido, como aponta Mercuri, é grave para as áreas afetadas pelas inundações, para as áreas baixas ou com suscetíveis a alagamentos, mas é bom para as zonas altas para plantios de alto rendimento e colheitas.

Ele considera que é necessário adotar a histórica recomendação do INTA de realizar a rotação com gramíneas e a incorporação de pastagens.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário