Exportações de arroz do Brasil totalizam 72,79 mil t em novembro puxadas por compras dos EUA
As exportações brasileiras de arroz (base casca) totalizaram 72,79 mil toneladas no mês de novembro, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia. O volume ficou bem abaixo do mês anterior (153,57 mil t) e do mesmo período de 2019 (130,64 mil t), mas foi puxado pelas compras dos norte-americanos no mês.
As vendas do cereal brasileiro para os Estados Unidos totalizaram 40,27 mil toneladas no último mês de novembro, segundo levantamento da Abiarroz, sendo 96% desse volume comprado composto por arroz quebrado. Outros importantes destinos das vendas do arroz do Brasil ao exterior foram a Venezuela (15,70 mil t), o Peru (10,24 mil t), a Arábia Saudita (1,94 mil t) e Cabo Verde (1,23 mil t).
Já no comparativo de ano comercial (janeiro a novembro), as exportações brasileiras estão bem acima do mesmo período de 2019, com 1,76 milhão de t, contra 1,2 milhão de t.
"Atendemos todos os mercados com crescimento dos volumes embarcados. O Brasil conseguiu cumprir a sua missão na segurança alimentar, garantindo o abastecimento para a população nos mercados doméstico e internacional e superando todas as adversidades", diz o diretor-executivo do Sindarroz-RS, Tiago Sarmento Barata.
Além das vendas externas, em todo o mês de novembro, o Brasil importou 187,57 mil t de arroz para garantir o abastecimento interno, ficando em volume bem acima das 66,42 mil t do mesmo mês de 2019, apurou a Abiarroz. Os principais vendedores do cereal para o país foram EUA (56,07 mil t), Paraguai (48,71 mil t), Uruguai (46,86 mil t), Argentina (16,72 mi, t), Índia (11,71 mil t) e Suriname (4,48 mil t).
No ano comercial (março a novembro), as importações brasileiras totalizam 919,32 mil t, contra 829,71 mil t do mesmo período de 2019.
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja