Strategie Grains vê recuperação nas safras de canola e girassol da UE no próximo ano
![]()
PARIS (Reuters) - A produção de sementes de canola e girassol da União Europeia deve se recuperar acentuadamente em 2025, depois que o clima adverso reduziu as safras deste ano, disse a consultoria Strategie Grains nesta sexta-feira.
Em suas primeiras projeções para a produção de sementes oleaginosas do próximo ano, a empresa previu a colheita de canola da UE em 18,7 milhões de toneladas métricas, 12% acima da mínima de quatro anos de 16,7 milhões em 2024.
Para o girassol, a produção de 2025 foi fixada em 10,5 milhões de toneladas, 25% acima da mínima de nove anos de 8,4 milhões esperada em 2024.
A safra de canola deste ano sofreu com as repetidas chuvas fortes na Europa Ocidental, enquanto a colheita de girassol foi atingida pela seca, ondas de calor e chuvas torrenciais no sudeste da Europa.
Para a próxima safra de canola, as condições de semeadura "não foram ideais" devido ao excesso ou à falta de chuva nos cinturões de produção, mas ainda assim foram melhores do que há um ano, disse a Strategie Grains em um resumo de um relatório sobre sementes oleaginosas.
Segundo a consultoria, foram previstas colheitas maiores de canola no próximo ano na Romênia, França, Alemanha e nos Estados Bálticos.
A consultoria não deu mais detalhes sobre suas perspectivas para a canola, mas já havia previsto um aumento de 4% na área semeada com canola.
Para a semente de girassol, a Strategie Grains também previu uma expansão na área, pois espera que os agricultores sejam atraídos pelos altos preços alimentados pelas safras ruins deste ano na Europa e na região do Mar Negro.
(Reportagem de Gus Trompiz)
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja