Brasil importa arroz em casca (40 mil ton.) dos EUA, e mais 5 mil tons. do Vietnã

Publicado em 31/05/2010 11:48 1134 exibições



O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) vai cobrar explicações do governo brasileiro que autorizou a importação de 40 mil toneladas de arroz em casca e outras 14 mil toneladas industrializadas dos Estados Unidos a preços abaixo dos praticados no país.

Segundo o parlamentar, o grão norte-americano recebe pesados subsídios e pode entrar no Brasil no momento em que o mercado interno está desaquecido e contribuindo ainda mais para a queda nos valores pagos aos orizicultores. “Isso é concorrência desleal. Pagamos os insumos mais caros do mundo e temos uma das maiores cargas tributárias do planeta. Precisamos proteger nossos produtores e evitar a falência do setor”, afirma.

Heinze destaca ainda que o mercado entre os dois países é desigual e que aos produtos brasileiros exportados são aplicadas inúmeras barreiras. “Quando não é tarifária é sanitária e agora a ambiental. Não podemos concordar com isso. O tratamento deve ser o mesmo.”

MEDIDAS - Uma das tentativas do progressista para barrar a entrada do cereal, seria incluir o produto na lista de exceções do Mercosul. Em outra frente, Heinze negocia a criação de uma tarifa específica para o arroz e o trigo americano. “Se eles taxaram o nosso etanol, por que não podemos aplicar a mesma regra para os produtos deles?”, questiona.

Também estão em processo de negociação pela empresa Dreyfuss, outras cinco mil toneladas de arroz do Vietnã.

Tags:
Fonte:
NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário