Cenoura: Chuvas aumentam a incidência de cenouras tipo G em MG

Publicado em 18/05/2018 15:16

Os preços da cenoura recuaram novamente nesta semana (14 a 18/05) na região de São Gotardo (MG). A caixa de 29 kg da cenoura “suja” foi comercializada a R$ 17,43, valor 14,6% menor do que o observado na semana anterior. Já a caixa de 20 kg da cenoura do tipo “AAA” teve média de R$ 24,86, queda de 12,3% na mesma comparação. De acordo com colaboradores consultados, a oferta se manteve em alta devido à boa produtividade decorrente do clima mais seco e ameno. O rendimento médio da semana subiu em relação à anterior e fechou em 77 t/ha.

Além disso, houve um aumento da incidência de cenouras do tipo “G” – mais graúdas – em algumas lavouras por conta da menor germinação no período de plantio, causada pelas chuvas em fevereiro. Com as chuvas, o solo ficou mais “compactado” e, consequentemente, houve menor germinação, o que acarretou na diminuição populacional das raízes. Devido à menor população, houve sobra de nutrientes, o que aumentou o desenvolvimento secundário, gerando maior incidência de cenouras tipo “G”. Outro fator que pode ter ocasionado o aumento deste tipo no mercado é a maior espera para tirar as raízes do solo, devido ao aumento da oferta, evitando uma queda maior nos preços.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário