Cebola: Plantio no Sul se encerra em setembro

Publicado em 17/09/2018 15:13

O plantio de cebola na região Sul está previsto para se encerrar neste mês. Em Lebon Régis (SC), a maior parte da atividade foi realizada até agosto – cerca de 30% do total de área destinada ao cultivo de cebola já foi transplantada. Em Ituporanga (SC), o plantio terminou no mês passado.

Em ambas as praças catarinenses, a estiagem afetou os trabalhos, dificultando o desenvolvimento dos bulbos. Segundo o Inmet, em julho e agosto, o volume pluviométrico foi de apenas 33,2 mm em Ituporanga. Devido aos maiores preços na temporada de 2017/18, a área pode ser 5% maior em Ituporanga e se manter em Lebon Régis. A colheita em Santa Catarina está prevista para se iniciar em novembro e a comercialização pode seguir até maio.

No Paraná, por sua vez, com as boas cotações da safra 2017/18, os investimentos em cebola se mantiveram. Em Irati (PR), a semeadura das cebolas terminou no começo de agosto. A colheita vai começar no final de outubro, com comercialização a partir de novembro. A baixa disponibilidade hídrica também atingiu a região paranaense, obrigando produtores a replantarem suas mudas, já que não germinaram satisfatoriamente.

Em São José do Norte (RS), as chuvas em agosto foram intensas e atrasaram o plantio, que deve ser finalizado em setembro. A área desta região deve aumentar 5%, após a melhor capitalização dos cebolicultores na safra passada.

Assim, as perspectivas para a safra 2018/19 vão depender basicamente das condições climáticas durante a colheita, uma vez que a variação da área não é tão expressiva. Com probabilidade de 70% de ocorrência do El Niño no fim do ano, a rentabilidade pode ser maior, uma vez que chuvas no verão podem acarretar em quebra de safra nas lavouras do Sul, reduzindo a oferta disponível.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário