Mamão: Doenças causam prejuízos no Oeste da Bahia

Publicado em 10/04/2019 11:51

O ano de 2019 chegou com diversos desafios para a mamocultura nacional, sendo o clima o principal responsável pela situação. Enquanto o grande volume de chuvas aumentou a incidência de doenças fúngicas no Rio Grande do Norte/Ceará, por exemplo, as altas temperaturas e a escassez de precipitações aumentaram a presença de ácaros (assim como da mancha fisiológica) na produção do Norte do Espírito Santo e do Sul da Bahia – fatores que afetaram o padrão de qualidade da fruta.

No Oeste da Bahia, uma situação ainda mais agravante tem sido observada: segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a incidência de viroses, principalmente a do mosaico-do-mamoeiro, aumentou na região neste ano. Bom Jesus da Lapa (BA), por sua vez, foi apontada como a área mais afetada, já que o cultivo de cucurbitáceas (plantas que servem de hospedeiras para o vírus) ocorre nas proximidades da produção de mamão. Vale ressaltar, também, que a fiscalização estatal quanto ao controle dessas doenças não tem demonstrado eficácia, conforme agentes.

Como as viroses não possuem tratamento, sendo necessária a prática do "roguing" (corte/remoção das plantas afetadas pelo vírus com objetivo de reduzir a velocidade de infestação da doença), mamocultores devem se atentar e realizar vistorias em suas áreas, para que o problema não se agrave e gere ainda mais prejuízo. De acordo com produtores do Oeste da Bahia, o mosaico já foi um grande problema em 2012, quando reduziu a produtividade das lavouras da região e resultou na realização de um vazio sanitário.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário