Cenoura/Cepea: Preços sobem frente à alta demanda em MG
Ao longo desta semana (11 a 15/12), os preços de cenoura “suja” aumentaram 4,90% em São Gotardo (MG), e a caixa com 29 kg foi vendida à média de R$ 43,00. As maiores cotações não foram reflexo da alteração da oferta, que permaneceu estável. Por outro lado, foi a proximidade das festas de final de ano que levou a valorização das raízes, que de acordo com os produtores, tem favorecido o consumo. Além disso, o calor excessivo continua presente na região – com máxima de 36ºC - prejudicando as plantações e afetando o desenvolvimento das cenouras.
Com as elevadas temperaturas e chuvas esparsas, o aparecimento de alguns nematoides foi facilitado, reduzindo a qualidade, mas, sem descartes significativos. São Gotardo segue comercializando cenouras para a Bahia, que está com dificuldade na produção das raízes, por questões climáticas. Além disso, após a recorrente desvalorização diante da oferta elevada, as cenouras do tipo “A” tiveram aumento expressivo de 49,80% frente à semana anterior, vendida à média de R$ 33,33/cx de 20 kg. Isso pode ser explicado pela redução da oferta, após a venda e o descarte das raízes deste tipo que estavam armazenadas. Para a próxima semana, a tendência é que o cenário se mantenha, ou possivelmente, seja de um mercado um pouco mais movimentado frente às festividades.
0 comentário
Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY