Cenoura/Cepea: Resfriamento pós-colheita segura a qualidade das cenouras mineiras
Ao longo desta semana (18 a 22/12), os preços da cenoura apresentaram comportamento estável em São Gotardo (MG), com a caixa de 29 kg de “suja” sendo vendida à média de R$ 43,00. Assim como nas últimas semanas, a disponibilidade das raízes está regulada e a qualidade boa, sem grandes problemas com doenças ou descartes. Com a aproximação do final de ano e da época festiva, a procura por cenouras aumentou, auxiliando o escoamento dos estoques e reduzindo o volume armazenado.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o clima chuvoso e as elevadas temperaturas facilitam o surgimento de algumas doenças, como a mela, mas, o cenário está sendo bem controlado diante das tecnologias de resfriamento no pós-colheita. Este fator garante uma qualidade satisfatória das cenouras mineiras, atraindo compradores de outros estados, como a Bahia e o Rio Grande do Sul. Para as próximas semanas, é possível que as chuvas continuem, segundo a Climatempo, assim como o calor e, desta forma, produtores devem seguir com os manejos contra os problemas de mela.
0 comentário
Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY