Caramujos africanos causam prejuízo a produtores de laranja de SE

Publicado em 06/10/2011 08:11 e atualizado em 29/02/2020 10:49 485 exibições

A praga tomou conta dos laranjais nos municípios de Boquim, Lagarto e Salgado, na região sul de Sergipe. Os caramujos se alimentam dos frutos e das folhas das árvores e destroem as mudas.

A cada dois meses um caramujo põe cerca de 200 ovos. Cinco meses depois, os filhotes se tornam adultos e começam a se reproduzir.

O caramujo africano foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 80 por criadores que desejavam utilizá-lo como alternativa para a criação de escargot. Com o abandono das criações e fugas acidentais, os moluscos se dispersaram e hoje são encontrados em quase todos os estados.

Sem informação sobre como combater os caramujos, os citricultores de Sergipe se desesperam. Poucos têm condições de pagar por uma assistência técnica particular para resolver o problema.

O secretário de Agricultura de Sergipe, José Macedo Sobral, informou que a secretaria está organizando palestras para orientar os agricultores dos municípios infestados pela praga. O secretário também afirmou que agentes de saúde ajudarão no combate ao caramujo.
Tags:
Fonte:
Globo Rural

1 comentário

  • mauricio aquino Maceió - AL

    abaixo... e-mail enviado ao sec. de agric. de SE:

    prezado sr. secretário,

    sou mauricio aquino, trabalho atualmente com o caracol africano em alagoas, onde pesquiso o seu potencial farmacológico na zooterapia para o meu mestrado na UFAL.

    gostaria de me colocar ao inteiro dispor de sua secretaria e dos citricultores do estado, para levar uma proposta para o aproveitamento do caracol africano para a alimentação humana e animal nas regiões afetadas. essa promete ser a única forma viável de controlar a sua população na natureza e utilizada com sucesso na China.

    caso demonstre interesse pela sugestão, aguardo o seu contato.

    cel.: 82.9993-6386

    abaixo dois artigos recentes de minha autoria:

    http://projetocaramujoafricano.blogspot.com/2011/10/caracol-africano-e-meningite.html

    http://projetocaramujoafricano.blogspot.com/2011/09/fome-x-ignorancia.html

    atenciosamente,

    mauricio aquino

    médico veterinário

    www.CaramujoAfricano.com

    0