Transportadoras concedem descontos no frete no 1º semestre; defasagem atinge 13,6%

Publicado em 21/08/2020 11:21

LOGO REUTERS

A maior parte das empresas de transportes rodoviários de cargas do Brasil concedeu descontos no valor do frete no primeiro semestre de 2020, o que resultou em um reajuste negativo médio de 4,7% no período impactado pela pandemia, apontou pesquisa divulgada pela NTC&Logística nesta quinta-feira.

Segundo o levantamento da associação do setor, 52,2% das companhias concederam descontos, apurados em uma média de -10,2%, enquanto apenas 11% conseguiram reajustes para cima no período --entre elas, o aumento médio foi de 7,8%.

O transporte de cargas foi fortemente afetado pela pandemia de coronavírus, chegando a registrar em abril queda de 45,2% na demanda frente aos níveis pré-pandamia, mas tem engatado uma recuperação gradual em meio à flexibilização das medidas de isolamento social no país.

Ainda de acordo com a NTC&Logística, houve uma defasagem de 13,6% no valor do frete por peso no primeiro semestre, índice que ficou levemente abaixo dos 13,9% verificados no início do ano --o valor representa o quanto os fretes recebidos pelas empresas estão defasados em relação ao custo da operação de transporte apurado pela NTC.

Em relação aos custos, o Índice Nacional do Custo de Transporte de Carga (INCT) para as cargas fracionadas, que contêm pequenos volumes, apurou alta de 1,64% entre janeiro e julho, enquanto o INCT para cargas lotação --que ocupam toda a capacidade do veículo-- recuou 0,59%.

Os custos com veículos tiveram alta de 2,33% no período, embora tenha sido vista uma redução de 13,06% no custo com o diesel.

"No geral, há um aumento no custo do transporte", disse à Reuters o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio.

"Com a dificuldade de empregos, o consumo reduz, reduz o abastecimento. Realmente fica prejudicado (o setor), mas acredito que essa retomada venha lentamente", acrescentou ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário