Movimentação no Porto de Itajaí registra queda em 2024
O Porto de Itajaí encerrou o ano de 2024 com uma movimentação total de cargas de 14,17 milhões de toneladas, uma redução de 5% em relação ao volume registrado no ano anterior, de 14,97 milhões de toneladas. A movimentação de contêineres também apresentou queda, com um total de 1,279 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), uma redução de 1% em comparação com 1,296 milhão de TEU movimentados em 2023.
A administração federal do Porto de Itajaí, sob a gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS), marca o início de uma fase promissora, segundo o presidente da APS, Anderson Pomini: “O principal objetivo é impor uma visão estratégica focada em elevar a governança, modernizar a infraestrutura portuária e ampliar a movimentação de cargas no Porto de Itajaí", diz Pomini. Já o superintendente interino do Porto de Itajaí, André Bonini, aponta que “a expectativa para 2025 é a implementação de melhorias estruturais que aumentem a competitividade do porto, promovendo maior eficiência operacional e atração de novos negócios”.
O Porto de Itajaí segue como um importante complexo portuário do Brasil e os números reforçam a importância do porto para a economia regional e nacional, enquanto a administração aposta em novos investimentos e parcerias para impulsionar a recuperação nos próximos anos.
0 comentário
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize