Movimentação no Porto de Itajaí registra queda em 2024
O Porto de Itajaí encerrou o ano de 2024 com uma movimentação total de cargas de 14,17 milhões de toneladas, uma redução de 5% em relação ao volume registrado no ano anterior, de 14,97 milhões de toneladas. A movimentação de contêineres também apresentou queda, com um total de 1,279 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), uma redução de 1% em comparação com 1,296 milhão de TEU movimentados em 2023.
A administração federal do Porto de Itajaí, sob a gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS), marca o início de uma fase promissora, segundo o presidente da APS, Anderson Pomini: “O principal objetivo é impor uma visão estratégica focada em elevar a governança, modernizar a infraestrutura portuária e ampliar a movimentação de cargas no Porto de Itajaí", diz Pomini. Já o superintendente interino do Porto de Itajaí, André Bonini, aponta que “a expectativa para 2025 é a implementação de melhorias estruturais que aumentem a competitividade do porto, promovendo maior eficiência operacional e atração de novos negócios”.
O Porto de Itajaí segue como um importante complexo portuário do Brasil e os números reforçam a importância do porto para a economia regional e nacional, enquanto a administração aposta em novos investimentos e parcerias para impulsionar a recuperação nos próximos anos.
0 comentário
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional