Com auxílio de drone, Agraer realiza estudos para conter erosões provocadas por chuvas

Publicado em 04/04/2018 12:13

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Deodápolis vem contribuindo para a execução e a prevenção da erosão nas propriedades rurais do município através de estudos técnicos e mapeamento aéreo com o uso de um drone.

De acordo com o engenheiro agrônomo Douglas Pellin, com a expansão municipal, os bairros foram sendo construído sem o devido planejamento, ou seja, uma infraestrutura necessária com pavimentação asfáltica e drenagem das águas pluviais (chuvas).

“Em dias de chuvas intensas e com declive das ruas, as enxurradas pegam velocidade e grande parte do volume de água adentra nos lotes provocando assim a chamada voçoroca. Diante do problema, a Agraer de Deodápolis realizou um mapeamento aéreo nas áreas afetadas e alguns bairros da cidade”, afirmou.

O drone foi controlado pelo próprio engenheiro agrônomo da Agraer. “Com o equipamento eu consegui mapear as áreas afetadas pelas águas das chuvas através das fotos aéreas das propriedades rurais e bairros urbanos. Com esse material em mãos, deu para realizar o processamento dessas imagens por meio de um software, o que permitiu que eu delimitasse a área total afetada, o volume de solo perdido ou depositado na propriedade, o índice de vegetação que ali persiste para o controle da erosão e a topografia do terreno”, argumentou Pellin.

Tanta chuva provoca fortes prejuízos dentro e fora dos sítios. Na pecuária de leite, por exemplo, prejudica o desenvolvimento da forrageira, capim, e por consequência diminui a oferta de alimento aos animais. “Com a declividade do terreno sentido córrego, esses sedimentos estão se depositando no leito do mesmo contribuindo com a aceleração do assoreamento”, informou o engenheiro agrônomo da Agraer. 

Segurança

Além dos aspectos produtivos, todas essas informações também foram imprescindíveis para os trabalhos de segurança da população e manutenção de ruas e estradas. “Com este relatório fotográfico da Agraer, nós, da Defesa Civil, encaminhamos as informações à Defesa Civil Nacional um material solicitando recursos para obras preventivas no controle de erosão”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Deodápolis e tenente Max Tosta.

Em Deodápolis, o trabalho da Defesa Civil ficou mais robusto com os dados repassados pela Agraer e com isso tanto o governo Federal e quanto o Estadual reconheceram a situação de emergência do município.

“Foi realizado um plano de trabalho preventivo para controlar o dano já causado, evitando, no futuro, maiores prejuízos, como a degradação das propriedades e assoreamento dos córregos próximos”, pontuou o engenheiro agrônomo.

Um documento foi assinado pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Renato Newton Ramlow, e publicado no Diário Oficial da União no final do mês de março, no dia 22, em que reconhece a situação de emergência em diversos pontos do município de Deodápolis.

“Após as fortes chuvas que causaram diversos estragos no município, a nossa Defesa Civil elencou por meio de um formulário os danos causados nos bairros Jardim América I e II, Jardim Eldorado, Europa, Santa Terezinha, além de diversas pontes e estradas que foram muito danificadas”, explicou o coordenador e tenente Max Tosta.

Com auxílio de drone, Agraer realiza estudos para conter erosões provocadas por chuvas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agraer Deodápolis

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário