Colheita de milho do PR vai a 37% e segue atrasada; clima seco preocupa para trigo
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita da segunda safra de milho 2019/20 do Paraná atingia na segunda-feira 37% da área plantada, avanço de 11 pontos percentuais em relação à semana anterior, informou o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral) nesta terça-feira.
Os trabalhos seguem atrasados na comparação com igual período da safra passada, quando 81% da área semeada com o cereal já havia sido colhida. Em 2018, quando o ritmo foi mais próximo do verificado na safra atual, a colheita atingia 49% neste período.
O Deral vê 45% das lavouras de milho em condição boa, além de 38% em condições consideradas médias.
Já a safra de trigo do Paraná, cujo plantio foi concluído há duas semanas, teve condição levemente rebaixada nos últimos sete dias -- 88% das lavouras têm bom estado, queda de 1 ponto percentual na comparação com a semana passada.
As perspectivas de seca para as próximas semanas, porém, devem rebaixar ainda mais as condições do cereal no Estado, segundo o departamento.
"A gente tem um período seco esperado em meados de agosto, agora, e isso deve rebaixar ainda mais (a qualidade do trigo) nos próximos relatórios... O quanto é muito difícil de dizer ainda, mas preocupa bastante esse clima seco e quente que vai fazer nos próximos dias", disse Carlos Hugo Godinho, analista do Deral.
A maior parte das áreas paranaenses de trigo está em desenvolvimento vegetativo (36%).
0 comentário
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS
Cotações do milho na B3 operam com pequenos ganhos nesta sexta-feira
Futuros do milho abrem pregão desta sexta-feira levemente negativos em Chicago
Em meio a ritmo lento de vendas, B3 fecha quinta-feira com desvalorização do milho
Sinais de demanda forte dão sustentação para os futuros do milho em Chicago nesta quinta-feira