HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Abramilho celebra a aprovação do projeto que estabelece o Dia Nacional do Sorgo

Publicado em 09/12/2025 15:01
A Associação foi idealizadora da proposta que representa um marco crucial para a agricultura brasileira

A Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) celebra e agradece a aprovação do Projeto de Lei 4.255/2024, que institui o Dia Nacional do Sorgo, aprovado na última quarta-feira (3) pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Originário da África e domesticado há mais de 5 mil anos, o sorgo se expandiu para outras regiões do mundo a partir do século XIX.

Amplamente consumido em diversos países africanos e asiáticos, o grão pode ser consumido in natura ou transformado em farinha, utilizada na produção de bolos, biscoitos, barras de cereais e bebidas.

A Abramilho foi a idealizadora da proposta, ao perceber não apenas uma oportunidade comercial que se desenha no horizonte, como a abertura do mercado chinês, mas também a importância de ampliar a oferta de culturas para atender às necessidades energéticas e alimentares do país.

A entidade agradece a iniciativa do deputado Dr. Luiz Ovando, do relator deputado Mersinho Lucena e da presidente da Comissão, deputada Denise Pessôa. A aprovação representa um marco fundamental para a agricultura brasileira e para o reconhecimento de um grão que vem ganhando cada vez mais espaço no país.

Sobre a cultura do sorgo 

O sorgo é uma cultura resistente a condições adversas, especialmente à seca, e por isso tem se consolidado como uma alternativa estratégica para os produtores. Entre suas vantagens estão tolerância ao déficit hídrico, menor custo de produção, boa adaptação a janelas tardias, menor pressão de pragas e doenças e maior eficiência em solos de menor fertilidade.

O cereal é versátil e atende diversas cadeias produtivas: ração para aves, suínos e bovinos, silagem de alta qualidade, etanol e bioenergia, além de produtos para alimentação humana, como farinhas, flocos e alimentos sem glúten. Essa variedade de usos amplia o mercado e facilita a comercialização, tornando o sorgo uma alternativa estratégica para diferentes perfis de produtores.

No Brasil, o cultivo é majoritariamente destinado à alimentação animal, sendo o principal substituto do milho na formulação de rações e oferecendo valor nutricional equivalente. Com a expansão da produção, o sorgo também vem ganhando destaque como fonte energética, atraindo investimentos crescentes para produção do etanol.

Aumento da produção 

Segundo dados da Croplife, a produção de sorgo no Brasil está estimada em 7,5 milhões de toneladas, caso este volume esteja correto o Brasil passa a ser o 2° maior produtor de milho do Mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos com 10 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abramilho

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário