Desembolso do crédito rural no Brasil supera R$100 bi em 2 meses do Plano Safra 23/24
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O desembolso do crédito rural em julho e agosto, os dois primeiros meses do Plano Safra 2023/2024, chegou a 101 bilhões de reais, aumento de 10% em relação a igual período da safra passada, indicando a demanda de produtores que se preparam para o plantio de grãos, conforme dados dos Ministério da Agricultura divulgados nesta quarta-feira.
Os financiamentos de custeio tiveram aplicação de 64,3 bilhões de reais, enquanto as operações de industrialização somaram 12,7 bilhões de reais, seguidas por linhas de investimentos (12,1 bilhões de reais) e operações de comercialização (11,8 bilhões de reais).
Os produtores da chamada agricultura empresarial formalizaram 53.842 contratos, correspondendo a 69,6 bilhões de reais em financiamentos liberados pelas instituições financeiras, de acordo com a análise da Secretaria de Política Agrícola.
Em relação às fontes de recursos do crédito rural, a participação dos recursos livres equalizáveis nas contratações teve destaque nos meses de julho e agosto, com 4,2 bilhões de reais, alta de 94%.
Nos financiamentos agropecuários para investimento, o Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais (Moderagro) teve contratações de 287 milhões de reais, aumento de 33% em relação a igual período na safra anterior.
O secretário adjunto substituto da Secretaria de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo, disse ainda que a interrupção na contratação das operações de crédito rural, em algumas linhas do BNDES, deverá ser superada com o envio de um ofício às instituições financeiras, que permite antecipar a programação de aplicação trimestral de recursos equalizados.
Segundo nota do ministério, foram firmados ainda no período 269.587 contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e 62.058 no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), com os valores concedidos aos pequenos e médios produtores em todas as finalidades somando, respectivamente, 13,8 bilhões e 17,5 bilhões de reais.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais
Trump anuncia pacote de US$12 bilhões para agricultores atingidos pela guerra comercial
FPA blinda seguro rural e defesa agropecuária de cortes orçamentários para 2026