China deve crescer ao menos 7%/ano nos próximos 5 anos, diz Banco Asiático

Publicado em 02/10/2014 08:56 e atualizado em 03/10/2014 06:14

LOGO REUTERS (16408)

Por Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - A China deve crescer pelo menos 7 por cento por ano ao longo dos próximos cinco anos enquanto reequilibra sua economia para elevar a demanda doméstica, afirmou nesta quinta-feira o novo chefe do Banco Asiático de Desenvolvimento, Shang-Jin Wei.

Wei, que assumiu o cargo em agosto, afirmou que o mercado de trabalho rígido da China é uma "fonte de preocupação" maior do que a desaceleração da taxa de crescimento da segunda maior economia do mundo.

As declarações, em entrevista à Reuters em Tóquio, vêm uma semana depois de o banco manter suas projeções de crescimento para a China em 2014 e 2015. A economia chinesa expandiu-se 7,7 por cento no ano passado.

O Banco Asiático de Desenvolvimento projeta que o crescimento chinês vai desacelerar para 7,5 por cento neste ano e para 7,4 por cento em 2015.

Pequim tem a meta de expandir a economia em 7,5 por cento neste ano, mas uma série de dados fracos até agora levou muitos analistas a projetar que o país pode ficar aquém desse objetivo.

"Na minha avaliação, no médio prazo, é bastante improvável que a taxa de crescimento chinês caia abaixo de 7 por cento", disse Wei, acrescentando que, por médio prazo, refere-se a um período de cinco anos ou mais.

O economista, que nasceu na China e é agora cidadão norte-americano, afirmou que a economia chinesa "está fazendo uma transição para um novo modelo de crescimento a uma taxa relativamente rápida". A China é muito menos dependente de exportações do que costumava ser, disse ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário