Dólar salta quase 1,5% frente ao real, maior alta em 2 meses, com Temer e exterior

Publicado em 12/08/2016 17:07

LOGO REUTERS 2.0

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou com a maior alta em dois meses e voltou a se aproximar dos 3,20 reais nesta sexta-feira, após o presidente interino Michel Temer demonstrar preocupação com a queda recente da moeda norte-americana e em meio à realização nos mercados globais após o recente tombo da divisa.

O dólar avançou 1,43 por cento, a 3,1850 na venda, maior alta diária desde 13 de junho, quando subiu 1,62 por cento. A moeda norte-americana acumulou ganho de 0,50 por cento na semana, após recuar nas duas semanas anteriores. Em agosto, até agora, acumula queda de 1,79 por cento e de 19,33 por cento no ano.

O dólar futuro subia cerca de 1,3 por cento no fim desta tarde.

"A fala de Temer adicionou algum ruído ao mercado e deve deixar o dólar um pouco mais pressionado, pelo menos até que os fluxos de capital (para o Brasil) comecem a se materializar", disse o operador da corretora Intercam Glauber Romano.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Temer afirmou que é preciso "manter um certo equilíbrio no câmbio" e ressaltou que figuras do setor corporativo discutiram o recuo recente da moeda norte-americana com ele. "Nem pode ter o dólar num patamar elevado, nem um dólar derretido", disse.

Cotações baixas do dólar tendem a prejudicar a indústria ao encarecer exportações, enquanto cotações altas elevam os preços de insumos importados e podem contaminar a inflação.

As declarações de Temer vieram após o BC intensificar sua intervenção no câmbio na véspera, vendendo 15 mil swaps reversos --que equivalem a compra futura de dólares-- em vez dos costumeiros 10 mil, e manteve esse ritmo nesta manhã. [E6N1AL003]

Nesta manhã, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, repetiu que a instituição utilizará com parcimônia seus instrumentos cambiais e reiterou o compromisso com o câmbio flutuante.

"Houve uma 'intervenção verbal' da parte do Temer, que deve ser suficiente para segurar o dólar acima de 3,10 reais por algum tempo", disse o operador de uma corretora nacional, sob condição de anonimato.

Pela manhã, o cenário externo ajudou a limitar o avanço da moeda norte-americana, com dados fracos sobre os Estados Unidos reforçando as apostas de que os juros não devem subir neste ano por lá.

Mas esse movimento se dissipou durante a tarde, com investidores comprando dólares após o dólar recuar fortemente em relação a moedas emergentes nesta semana.

O dólar acumulou queda de 3,6 por cento frente ao peso mexicano desde a divulgação do relatório de emprego dos EUA na sexta-feira passada, por exemplo, atingindo os menores níveis desde meados de junho.

"Houve alguma realização durante a tarde depois de um período extenso de ganhos das moedas emergentes. Não vejo isso como uma mudança de patamar, mais um ajuste", disse o economista da consultoria Tendências Silvio Campos Neto.

Investidores continuavam no aguardo de fluxos positivo de recursos no Brasil relacionados a operações corporativas recentes e ao renovado interesse em ativos brasileiros. Muitos esperam, porém, que esse movimento só ganhe força após a confirmação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, que deve acontecer no fim deste mês.

(Edição de Patrícia Duarte)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário