Dólar anula alta e passa a cair ante real com alívio no cenário político

Publicado em 06/12/2016 14:58

LOGO REUTERS 2.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar anulou a alta vista durante boa parte do pregão desta terça-feira e passava a cair sobre o real com alívio dos investidores diante do cenário político, depois que a mesa do Senado se recusou a aceitar a liminar que afastava Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência da Casa.

Com isso, avaliavam, a pauta econômica do governo no Congresso poderia ser mantida.

Às 15:52, o dólar recuava 0,50 por cento, a 3,4122 reais na venda, depois de bater 3,4676 reais na máxima da sessão e, na mínima, 3,3943 reais. O dólar futuro recuava cerca de 0,30 por cento.

"Com Renan, a PEC do teto deve passar", comentou um operador de câmbio de uma corretora nacional.

Nesta tarde, a mesa do Senado se recusou a aceitar a liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o afastamento de Renan e afirmou em documento que o tema exige uma decisão do plenário da corte.

A notícia do afastamento havia estressado os investidores, temerosos com o andamento das medidas fiscais. O substituto de Renan, o senador petista Jorge Viana (AC), segundo o jornal O Globo, avisou que suspenderia as votações de projetos do interesse do governo, incluindo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos, cuja votação está prevista para o dia 13 e é considerada fundamental pelo governo.

"Foi um coquetel bastante explosivo para o mercado. O afastamento coloca em risco as votações (no Congresso), daí a alta (do dólar) vista logo cedo", comentou o economista da corretora Nova Futura, Pedro Paulo Silveira.

Ainda pela manhã, o Senado já havia apresentado recurso ao STF contra a decisão do ministro Marco Aurélio Mello de afastar Renan.

"É normal a arrancada na abertura, depois a moeda (norte-americana) se acomoda, ainda mais porque o mercado sabe que o BC está atento e pode agir mais", comentou pela manhã Amado, da Spinelli Corretora.

O Banco Central fez novamente leilão de swap cambial tradicional, equivalente à venda futura de dólares, vendendo integralmente a oferta de 15 mil contratos para rolagem dos contratos que vencem em janeiro.

O arrefecimento do dólar frente ao real contou também com a ajuda da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, considerada "dovish" e que sinalizou corte mais pronunciado dos juros em janeiro. Hoje, a Selic está em 13,75 por cento ao ano

"Quando o BC sinalizou que pode cortar os juros mais rapidamente, o estrangeiro entendeu que precisa aplicar mais rápido para aproveitar as taxas", explicou um operador de uma corretora nacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário