Dólar cai 0,30% sobre o real, com fluxo de recursos

Publicado em 09/12/2016 16:06

LOGO REUTERS 3.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou esta sexta-feira em baixa frente ao real, com fluxo de ingresso de recursos após uma semana intensa de estresse por conta do cenário político no país.

O dólar recuou 0,30 por cento, a 3,3729 reais na venda, novamente o menor nível desde 22 de novembro (3,3565 reais). Na semana, o dólar acumulou perda de 2,87 por cento frente ao real.

Na mínima da sessão, a moeda norte-americana marcou 3,3520 reais e, na máxima, 3,4116 reais, com alta de 0,85 por cento, o que acabou atraindo investidores de fora e exportadores. O movimento acabou invertendo o rumo da moeda norte-americana, que acabou fechando o pregão em baixa.

O comportamento do dólar no Brasil ficou deslocado do exterior, onde a moeda norte-americana avançava ante divisas emergentes como o peso mexicanos. O dólar sobre uma cesta de moedas também apresentou ganhos durante toda a sessão.

Nesta semana, o mercado mostrou volatilidade diante da cena política, após uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello pedir o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.

O plenário do STF, no entanto, decidiu manter Renan à frente do Senado, mas tirá-lo da linha sucessória da Presidência da República, trazendo mais alívio aos investidores por manter a agenda de votações no Senado que prevê, na próxima terça-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos, importante medida do governo para tentar colocar a economia nos eixos.

"A próxima semana tem eventos muito importantes e essa expectativa vem gerando volatilidade", disse o operador da corretora Advanced Corretora, Alessandro Faganello. "O mercado está confortável com o nível de preços, então isso também ajuda a segurar o dólar onde está", afirmou.

Além das votações no Congresso brasileiro, o mercado estará com os olhos focados no Federal Reserve, banco central norte-americano, na próxima quarta-feira. A expectativa é de que o Fed eleve a taxa de juros, como mostra a ferramenta FedWatch do Grupo CME.

Os investidores, no entanto, vão buscar pistas sobre novos e/ou maiores aumentos após a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, cuja política econômica pode ser inflacionária.

"Se o Fed não surpreender, acabou o ano. Se vier qualquer surpresa negativa, vai ter volatilidade com realinhamento de preços", comentou o operador da corretora Mirae Asset Olavo Souza.

O Banco Central brasileiro vendeu nesta manhã o lote integral de 15 mil contratos de swap cambial tradicional, equivalente à venda de dólares no futuro, para rolagem dos contratos com vencimento em janeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário