Decano do STF homenageia Teori e faz discurso firme contra quem subverte "dignidade da função política"

Publicado em 01/02/2017 15:16

LOGO REUTERS 3.0

BRASÍLIA (Reuters) - O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, aproveitou discurso nesta quarta-feira de homenagem ao ministro Teori Zavascki, morto no mês passado, para criticar duramente corruptos que subvertem a "dignidade da função política", e prometeu o uso do poder de punição pelo Supremo.

"O Supremo Tribunal Federal, atento às anomalias que pervertem os fundamentos ético-jurídicos da República... não hesitará, agindo sempre com isenção e serenidade e respeitando os direitos e garantias fundamentais assegurados pela Constituição, em exercer... o seu magistério punitivo, com a finalidade de restaurar a integridade da ordem jurídica violada", disse o ministro no início da primeira sessão do STF neste ano.

Para Mello, as práticas que têm sido identificadas em investigações em curso "enfraquecem as instituições" e "tem o efeito perverso de subverter a dignidade da função política e a seriedade da própria atividade governamental".

O ministro também alertou os demais Poderes contra a possibilidade de tentarem usar a Constituição em benefício próprio.

"Esta Suprema Corte possui a exata percepção dessa realidade, pois tem consciência de que lhe cabe preservar a intangibilidade da Constituição, impedindo que qualquer dos Poderes da República venha a submeter a Lei Fundamental a seus próprios desígnios", disse.

Na primeira parte do discurso, Mello teceu inúmeros comentários elogiosos a Teori, morto na queda de um avião em Paraty (RJ) há quase duas semanas, dizendo que o antigo relator da operação Lava Jato no STF sempre agiu com "independência, isenção, serenidade, compostura, discrição e inegável talento".

Nesta manhã, o ministro Edson Fachin apresentou à presidente do STF, Cármen Lúcia, pedido para mudar para a 2ª turma da corte, responsável pela Lava Jato e que ficou com um integrante a menos após a morte de Teori.

A expectativa é que, uma vez confirmada a troca de turma de Fachin, a presidente determine o sorteio entre os membros da 2ª turma para a definição do novo relator da Lava Jato no STF.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário