BC vê inflação menor em 2017 e cenário fortalece intensificação de corte na Selic

Publicado em 30/03/2017 08:18

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central passou a ver inflação ainda mais baixa em 2017 e crescimento econômico mais modesto, conforme Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, no qual também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida.

No documento, o BC previu alta de 4 por cento do IPCA em 2017 pelo cenário de mercado, abaixo dos 4,2 por cento em fevereiro e do centro da meta oficial, de 4,5 por cento, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para 2018, seguiu projetando avanço de 4,5 por cento, e, para o primeiro trimestre de 2019, a expectativa é de o IPCA subindo 4,6 por cento em 12 meses.

O BC também piorou sua perspectiva para o PIB neste ano, com expansão de 0,5 por cento, contra 0,8 por cento antes.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • JOSÉ DONIZETI PITOLI CORNÉLIO PROCÓPIO - PR

    Infelizmente, o Banco Central faz prognósticos futuros olhando o passado. Seus experts, precisam calibrar melhor suas análises com base no presente. Há muito tempo o mercado vem gritando que as taxas de juros estão excessivamente elevadas, que aos níveis atuais não temos condições de fomentar a produção, gerar empregos, pagar impostos. É lamentável, mas tem-se a impressão de que o Banco Central trabalha em favor do sistema financeiro. Mas, se efetivamente o Banco Central está se reportando dessa forma, penso que na próxima reunião do Copom, o corte na taxa de juros deverá ser bastante significativo, digo significativo/expressivo reduzindo em 1 ou 2 pontos percentuais, ou vai permanecer nos míseros 0,25%, isto, será encarado como brincadeira. O tempo é o senhor da razão. Quem viver, verá?

    2