Reforma trabalhista vai passar por 3 comissões no Senado antes de ir ao plenário

Publicado em 04/05/2017 07:01

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A reforma trabalhista passará por três comissões do Senado antes de ir a votação no plenário da Casa, segundo requerimento aprovado por acordo de líderes nesta quarta-feira.

Além das comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE), que haviam sido anunciadas na terça-feira, a reforma passará também pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), disse que a ordem de tramitação será CAE, CCJ e CAS. Na véspera, o tucano havia estimado que a proposta chegue no plenário em até 30 dias. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), está ausente por problemas de saúde.

Nesta quarta-feira, o governo decidiu, segundo fontes palacianas, votar a reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados apenas depois que os senadores derem seu aval à reforma trabalhista. [nL1N1I522J]

Mais cedo, o líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), disse que Cunha Lima ofereceu um acordo em que a proposta passaria também pela CCJ. A oposição pleiteava que o projeto passasse por quatro comissões.

“O que está em curso é a ofensiva a direitos sociais básicos, a direitos fundamentais”, disse Randolfe em reunião com representantes das entidades sindicais, tendo como anfitrião o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL).

Renan tem dado duras declarações contra a reforma trabalhista, assim como contra a da Previdência e afirmou nesta quarta que os trabalhadores precisam ser ouvidos.

“Não podemos permitir que esse desmonte se faça no calendário que essa gente quer”, disse Renan. “O Senado é uma Casa complexa. O processo legislativo não tem como caminhar se for descolado das ruas.”

Representantes das entidades sindicais apontaram uma série de retrocessos no texto encaminhado ao Senado pelos deputados, criticando, por exemplo, a retirada da obrigatoriedade da contribuição sindical.

Ainda que o imposto das entidades patronais também esteja incluído no dispositivo, sindicalistas argumentam que a nova regra “desequilibra o jogo da negociação”, porque o setor empresarial conta com outras fontes de renda.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, afirmou que até o fim da semana as centrais devem se reunir novamente para definir que ações serão tomadas e não descarta uma nova mobilização de greve como a ocorrida na última sexta-feira.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Está cada vez mais evidente e simples de entender como operam os politicos criminosos no Brasil. O que fazem nas sombras não chega à população, que não tem acesso ou não conhece midias alternativas, então fazem e desfazem. Quando chega a época da politicagem, pagam a divulgação de suas falas, que são exatamente o oposto do que fazem. Dizem uma coisa e fazem outra. Quem só ouve dizer e não sabe o que foi e é feito, tende a acreditar. Vejam vocês que preciosidade o Renan Calheiros afirmando... "o poder legislativo não pode andar descolado da vontade das ruas, entenda-se da vontade popular". (??!!)

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Vou fazer uma retrospectiva da vida de um cidadão que sofre reiteradas injustiças:... Em 1968 foi preso por exercer atividades revolucionárias ... Em 1969 foi, junto com outros revolucionários, trocado por um refém sequestrado por seus comparsas. ... Foi para o exterior e, retornou ao país com documentos falsos. ... Viveu na clandestinidade por 20 anos em Cruzeiro do Oeste - PR, durante esse período, segundo consta, sua capacidade laboral não conseguiu amealhar nenhuma fortuna. ... Após a anistia, abandonou a mulher com quem tinha se casado e, foi fazer o que sabe: Aplicar conceitos revolucionários na política. ... Nesse tempo, tornou-se um dos capitães mais rico e importante do seu partido. ... A fortuna que conseguiu nesse tempo, poucos são os que podem explicar, entre eles seus advogados. Segundo consta, seus serviços de advocacia são os mais caros do Brasil, restrito apenas aos que têm muito dinheiro, mas se ele tem tanto dinheiro, como conseguiu? Nos 20 anos que viveu em Cruzeiro do Oeste, Paraná, trabalhando, porque não ficou rico? ... Será que ele pode nos explicar? ... Quanto aos dois ministros do stf (letras minúsculas), o histórico dessas duas figuras já demonstra suas estirpes, não precisa nem comentar. O outro que deu o voto para concretizar a "soltura" do capitão rico, segundo dizem, tem um pé naquele partido (PSDB), que dizem ser oposição ao do capitão rico... SERÁ ??? ... ... Fico aqui matutando, matutando, na praça dando milho aos pombos ...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sei que "isso" não se relaciona as áreas de pedologia, fitotecnia, genética ou correlatas, que os leitores do FALA PRODUTOR têm maiores interesses, mas achei que é relevante. ... O artigo é bem sucinto: ... ... ... Carta aberta a Gilmar Mendes

      Por Homer Itaquy

      Meu caro "ministro" Gilmar Mendes: vi na TV que o seu voto para liberar o Zé Dirceu foi uma espécie de puxão de orelha nos "meninos" de Curitiba.

      Como seu patrão e mais velho que o senhor vou lhe dar um puxão de orelha também. Mas não como um menino, e sim como um moleque que o senhor é.

      - Realmente os "meninos" de Curitiba não têm a experiência que um membro do STF deveria ter, mas eles têm uma coisa que o senhor jamais vai ter: CARÁTER.

      - Antes de falar da falta de experiência deles, o senhor deveria olhar para o seu par chamado Dias Toffoli, que jamais teve competência para ser um simples juiz, mas foi apadrinhado no STF.

      -Hoje, realmente, o senhor também deu mais uma aula para o Brasil: a aula de que o crime compensa.

      - O senhor estufou o peito para falar SUPREMO. Na realidade, era o seu ego que estava inflado para mostrar que o seu "poder" libertou um bandido só para mostrar quem manda.

      Infelizmente, graças ao senhor e aos seus pares, o Brasil hoje deixou de existir como nação honrada e respeitada para se tornar uma enorme lata de lixo comandada por bandidos, corruptos e moleques em todos os poderes constituídos.

      0