Bolsonaro quer economista Paulo Guedes como Ministro da Fazenda
Segundo essa notícia da Exame, o pré-candidato Jair Bolsonaro abriu o nome do economista liberal com quem teve duas conversas e que gostaria de ver como seu ministro da Fazenda, em caso de vitória. Trata-se de Paulo Guedes. A conversa estaria em fase de “namoro” ainda, não “noivado”:
“Eu busquei quem foi crítico de planos econômicos, plano Cruzado, plano Real com a ressalva da questão fiscal, foi convidado a participar do governo do PT e recusou. Não existe ainda um noivado ainda, é só um namoro. É o Paulo Guedes”, disse ele no fórum Amarelas ao Vivo, de Veja.
Paulo Guedes é economista com PhD pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e foi um dos fundadores do banco Pactual. Atualmente, preside o grupo de investimentos Bozano.
Bolsonaro afirmou que ambos se encontraram duas vezes para conversar sobre economia, mas ressaltou que a aproximação é “um namoro, ainda não é um noivado”.
O deputado também se disse “um pouco diferente”, mais cobrado do que o normal, por ter tido a “humildade de dizer que não entendia de economia”.
Ele costuma responder às questões sobre macroeconomia afirmando que é seu ministro quem vai precisar entender do assunto, e não ele, como possível presidente.
O que interpretar disso? Bem, antes de mais nada, e como muitos leitores sabem, trabalhei para Paulo Guedes por seis anos numa gestora de recursos. É certamente um dos economistas mais preparados do país, e uma das mentes mais brilhantes que já conheci. Foi ele, inclusive, quem me apresentou à escola austríaca, anos atrás, quando quase nenhum brasileiro sabia quem eram Mises e Hayek. Comento isso no meu livro sobre o assunto
Leia mais no blog do Rodrigo Constantino
1 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
carlo meloni sao paulo - SP
O ECONOMISTA PAULO GUEDES É MAIS UM LIGADO AO SETOR FINANCEIRO... INFELIZMENTE VEJO-ME COMPELIDO A REPETIR QUE BOLSONARO É MUITO BURRO... HÁ ANOS ESTAMOS OBSERVANDO QUE O SETOR FINANCEIRO E" O ELEMENTO QUE MAIS CORROI O BRASIL...
Com a independência do Bacem prometida por Bolsonaro aí então é que os banqueiros vão nadar de braçada...Bolsonaro, arrume depressa um bom coordenador de campanha...
a presidencia do BACEN e' uma mina de ouro...