Ex-bispo de Formosa tem prisão preventiva decretada e é denunciado à Justiça

Publicado em 23/03/2018 22:17

(Reuters) - O ex-bispo de Formosa, em Goiás, dom José Ronaldo Ribeiro teve a prisão preventiva decretada e foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás à Justiça nesta sexta-feira, juntamente com padres e outros religiosos, informou o MP goiano.

O ex-bispo e os demais envolvidos são acusados de envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro e apropriação indébita de recursos da Diocese de Formosa, revelado pela Operação Caifás, deflagrada na última segunda-feira.

"Parte dos recursos apropriados indevidamente pelo denunciado José Ronaldo provinham de desvios praticados pelos párocos a ele criminalmente associados e acima já nomeados, os quais, em suas respectivas paróquias", disse o MP de Goiás na denúncia.

De acordo com a peça acusatória, os párocos envolvidos no esquema repassavam recursos em espécie ao então bispo periodicamente "até mesmo como forma e condição de se manterem à frente de paróquias tidas como lucrativas".

Após a operação de segunda, o papa Francisco decidiu na quarta-feira indicar um administrador extraordinário para comandar a Diocese de Formosa. O Vaticano informou em nota que o papa indicou o arcebispo Paulo Mendes Peixoto, da cidade de Uberaba (MG), para comandar a diocese de Formosa para a Santa Sé.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Que vergonha....cadê o cardeal de Brasília...aquele contra tudo...o pangoo...mete o bedelho em tudo e a padrezada com os bispos roubam as comunidades...a igreja e dúbia indecente..pois pede dinheiro aos produtores depois usa deste jeito ou fomentando invasões de índios e sem terras..

    Uma lastima...se precisar de um padre fora da rotina a igreja católica vira uma enrolação só....não atendem...culpam bispo...etc uma vagabundagem geral...quando criança em minha terra natal os padres faziam parte da comunidade e estavam sempre presentes em tudo com trabalho...atendimento a todos...hoje roubam..

    Metem o pau em tudo...e viraram uma corrupção só...a classe rural deveria politizar mais..

    .não ir a igrejas onde os padres e bispos são contra a classe...não assistir canais de TV contra a classe..

    Só assim seremos respeitados...

    0