PT doa R$ 20 mi para campanha de Lula, mesmo sob ameaça do MP de cobrar devolução de recursos

Publicado em 30/08/2018 14:05

LOGO REUTERS

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O PT doou até esta quinta-feira 20 milhões de reais para a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto, o líder nos 139 repasses feitos pela legenda até agora a seus candidatos nas eleições de outubro, mostram dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As contribuições à campanha de Lula --líder nas pesquisas de intenção de voto e preso em Curitiba desde abril cumprindo pena após condenação em segunda instância no processo do tríplex do Guarujá (SP)-- correspondem a 35 por cento do total de doações feitas pelo PT até o momento.

A iniciativa do partido em injetar boa parte dos recursos na campanha, que é formada por verbas públicas, pode levar a um futuro revés para o próprio Lula. Ao todo, a legenda já distribuiu 56,4 milhões de reais em recursos.

Em entrevista coletiva no fim de julho, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, anunciou que vai cobrar o ressarcimento de recursos públicos usados nas campanhas de candidatos inelegíveis. O ex-presidente deve ter a candidatura barrada nos próximos dias pelo TSE, com base na Lei da Ficha Limpa, devido à condenação no caso do tríplex e, em tese, pode ser obrigado a devolver a verba usada na campanha.

"Os inelegíveis que usarem recursos públicos nas suas campanhas terão de devolver", disse na ocasião Raquel Dodge, que também é chefe do Ministério Público Eleitoral e que foi uma das 16 autoras de impugnações à candidatura de Lula.

Até o momento, segundo os dados do TSE, a prioridade nos repasses do PT para a campanha de Lula é evidente. Em segundo lugar nos repasses, estão as candidatas pelo partido ao governos do Rio de Janeiro, Márcia Tiburi, e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que receberam 1,7 milhão de reais cada uma (ou 3 por cento da total cada).

Em quarto lugar nos repasses, está a ex-presidente Dilma Rousseff, que é candidata ao Senado por Minas Gerais pelo PT, com 1,35 milhão de reais.

Apesar do volume expressivo de repasses, o PT está apenas como o décimo na lista de maiores doadores da campanha até agora, segundo os dados do TSE. Lideram os repasses o MDB, com 397,9 milhões reais, seguido pelo PSDB, com quase 280,9 milhões de reais, e pelo PSD, com 186,2 milhões de reais. Ao todo, as doações já somaram 2,1 bilhões de reais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário