Bullard, do Fed: 'fissuras' no crescimento podem moldar debate do banco central dos EUA em 2019

Publicado em 27/11/2018 13:29

LOGO REUTERS

Por Howard Schneider

ST. LOUIS(Reuters) - Por quase dois anos o Federal Reserve avançou com altas estáveis de juros em uma economia que se saiu melhor do que o esperado, impulsionada por gastos do governo, cortes tributários e crescimento global que fizeram as escolhas políticas do Fed parecerem quase uma nota de rodapé.

A parte fácil pode ter acabado, afirmou o presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, em entrevista, à medida que possíveis fissuras na recuperação dos EUA começam a moldar o debate do banco central sobre onde o Fed está em um ciclo de alta de juros que começou em dezembro de 2015, e quão mais longe ele deve ir.

No momento em que altas anteriores do Fed começam a conter o mercado imobiliário e outros, e o estímulo de cortes tributários e gastos do governo começa a se dissipar, o Fed pode enfrentar um ano de decisões difíceis, com juros ainda baixos para os padrões históricos, mas o crescimento diminuíndo.

"Se há ou não fissuras na performance da economia dos EUA é um dos maiores desafios para o Fed avançar", disse Bullard, que se torna num membro votante do Fed em janeiro. "Eu não tenho nenhuma razão para duvidar que a economia vai desacelerar em 2019 e 2020. Seria muito mais difícil para o Fed continuar a elevar juros nesse ritmo em uma economia em desaceleração com relação a aonde estivemos."

O Fed elevou juros seis vezes nos últimos dois anos, com uma nova alta esperada para o fim deste mês.

Os últimos dois anos foram "só rosas" para as economias mundiais e dos Estados Unidos, disse Bullard, com o crescimento dos EUA esperado para superar 3 por cento no ano em 2018. Ele disse sentir que a economia e o mercado de trabalho continuam fortes.

Mas ele disse que é provável que a tendência de crescimento de longo prazo do país de 2 por cento ou ligeiramente menos continue.

Isso se tornou um tema emergente no banco central.

Em setembro, o chairman do Fed, Jerome Powell, falou com entusiasmo sobre uma economia onde o baixo desemprego, baixa inflação e crescimento estável persistiriam. Algumas semanas depois, nova volatilidade apagou os ganhos do mercado acionário no ano, preocupações sobre crescimento global ganharam força, e dados dos EUA mostraram fraqueza no mercado imobiliário e investimento em negócios.

De fato, projeções de diretores do Fed esperam crescimento de 2,5 por cento para o próximo ano, ante 3,1 por cento neste ano.

Essas mesmas projeções também mostram os juros continuando a subir três vezes em 2019, além de uma alta esperada para dezembro, um cenário que Bullard disse levantar uma questão mais fundamental: se o crescimento desacelera, a inflação continua perto da meta de dois por cento do Fed, o mercado de trabalho está forte, qual a necessidade para juros mais altos?

“As boas notícias não duram para sempre, e se o crescimento potencial realmente está em 1,8 por cento a economia vai voltar para algum nível como esse”, disse Bullard. “A questão na minha cabeça é o que estamos tentando controlar? Já fomos preventivos... Tomamos todas essas ações que nos colocaram em boa forma”, com a inflação perto da meta e expectativas de mercado sobre inflação talvez um pouco fracas.

As oito altas do Fed desde o fim de 2015 colocaram a taxa de juros em uma faixa de 2,00 a 2,25 por cento, o que Bullard vê como um nível quase perto do neutro, que não estimula mais gastos e investimentos.

Eleve os juros, sem uma aceleração inesperada no crescimento, e a política começa a se tornar mais restritiva. A visão central no Fed é de que a taxa neutra é um pouco mais alta, e que altas de juros deverão ser garantidas até 2020, para até 3,4 por cento.

Bullard se tornará um membro votante da política do Fed a partir de janeiro, e em posição para formalmente divergir de novas altas de juros. Ele tem defendido há dois anos que os Estados Unidos estavam presos em um ciclo de baixo juros, baixa inflação e baixa produtividade, e que os juros não precisavam subir até que algo mude.

Ele reconhece que os dois últimos anos desafiaram essa visão – e de fato disse que, caso estivesse votando sobre juros neste período, teria defendido sua elevação.

Mas isso apenas porque o inesperado aconteceu, resultado do aumento de confiança e investimento que sucedeu a eleição de 2016, melhor crescimento no exterior e uma alta no gasto do governo federal que elevou o crescimento ao menos no curto prazo.

O próximo ano pode ser bem diferente.

“Se não tivéssemos tido essas surpresas positivas, a minha história pareceria melhor que parece, olhando em retrospectiva”, disse Bullard. “Como cenário básico, muitas previsões têm a economia desacelerando. Essa é a estrutura mais básica com que estaremos trabalhando ao entrar em 2019.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário