Em meio a tensão, Irã diz que irá confrontar qualquer ameaça dos Estados Unidos

Publicado em 22/06/2019 20:19

DUBAI (Reuters) - O Irã afirmou neste sábado que responderá com firmeza a qualquer ameaça dos EUA, informou a agência de notícias semi-oficial Tasnim, em meio à crescente tensão entre Teerã e Washington pela derrubada de um avião não-tripulado norte-americano pela República Islâmica.

Na quinta-feira, um míssil iraniano destruiu um Global Hawk, drone de vigilância dos EUA. Neste sábado, Teerã informou novamente que o drone teria sido abatido sobre seu território. Mas, segundo Washington, o incidente ocorreu em espaço aéreo internacional.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na sexta-feira que abortou um ataque militar em retaliação, que poderia ter matado 150 pessoas, ao mesmo tempo em que sinalizou estar aberto a conversações com Teerã.

"Independentemente de qualquer decisão tomada por eles, não permitiremos que nenhuma das fronteiras do Irã seja violada. O Irã enfrentará com firmeza qualquer agressão ou ameaça dos Estados Unidos", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Abbas Mousavi, à Tasnim.

Preocupações sobre um confronto entre o Irã e os Estados Unidos aumentaram, apesar de Trump dizer que não tem apetite para uma guerra contra o Irã. Teerã também disse não procurar por uma guerra, mas alertou para uma resposta "esmagadora", caso sejam atacados.

"Qualquer erro dos inimigos do Irã, em particular dos Estados Unidos e de seus aliados regionais, seria como disparar contra um barril de pólvora que incendiará a América, seus interesses e seus aliados", disse neste sábado à Tasnim o porta-voz das Forças Armadas do Irã, Abolfazl Shekarchi.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos emitiu na quinta-feira uma ordem de emergência proibindo os operadores dos EUA de voarem sobre o Estreito de Ormuz e o Golfo de Omã, áreas ultramarinas do espaço aéreo controlado por Teerã. Algumas companhias aéreas internacionais também estão tomando precauções relacionadas.

Neste sábado, no entanto, o Irã afirmou que seu espaço aéreo é "seguro" para todos os aviões atravessarem, segundo a Tasnim.

Trump recua em retórica contra o Irã e se diz aberto a acordo

DUBAI/WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou neste sábado que aplicaria novas sanções ao Irã, mas também se disse disposto a um acordo para ajudar a castigada economia do país, em um aparente movimento para diminuir as tensões desde a derrubada de um drone americano nesta semana pela república islâmica. 

Trump indicou que o governo americano estava seguindo um caminho diplomático para pressionar Teerã na declaração deste sábado em Washington, antes de viajar ao retiro presidencial de Camp David, onde disse que deliberará sobre o Irã.

"Aplicaremos mais sanções ao Irã", disse Trump a repórteres.

"Em alguns casos, estamos indo devagar, mas em outros, mais rápido." 

Uma ação militar "sempre esteve em cima da mesa", disse o presidente, que acrescentou, no entanto, estar aberto a um acordo com o Irã que, segundo ele, melhoraria a castigada economia do país.

"Podemos chamá-lo de 'Tornemos o Irã grande novamente'”, disse Trump.

Ministro das Relações Exteriores do Irã divulga mapa com coordenadas de drone

GENEBRA (Reuters) - O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, publicou neste sábado no Twitter um mapa com coordenadas detalhadas que, segundo ele, mostra que o drone dos EUA abatido pelo Irã na quinta-feira estaria dentro das águas territoriais da república islâmica.

O mapa também mostra dois quadrados amarelos na trajetória de voo do drone que, de acordo com o mapa, indicam os avisos de rádio iranianos enviados ao equipamento.

"Não pode haver dúvidas sobre onde o drone estava quando foi derrubado", escreveu Zarif.

Trump mira em novas sanções ao Irã e deixa ação militar na mesa

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado que imporá sanções adicionais contra o Irã, em um esforço para impedir que Teerã obtenha armas nucleares, acrescentando que a ação militar ainda é uma possibilidade.

Os comentários de Trump a repórteres na Casa Branca ocorrem após o presidente ter recentemente cancelado ações militares contra o Irã para retaliar a derrubada de um drone militar norte-americano.

(Reportagem de Nandita Bose)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário