Tesouro emite US$3,5 bi em primeira incursão no mercado externo desde novembro

Publicado em 04/06/2020 08:03

LOGO REUTERS

Por Marcela Ayres e Camila Moreira

BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - O Tesouro Nacional emitiu 3,5 bilhões de dólares no mercado externo nesta quarta-feira, sua primeira incursão do tipo desde novembro e que contou com forte demanda, levando as taxas de retorno para baixo do inicialmente estimado.

Foram emitidos dois papéis novos: 1,25 bilhão de dólares em títulos de cinco anos, com vencimento em 2025 (Global 2025) e taxa de retorno de 3%, e 2,25 bilhões de dólares em papéis de 10 anos, com vencimento em 2030 (Global 2030) e retorno de 4%.

As indicações iniciais para as tranches eram de retorno de 3,5% e de 4,6%, respectivamente, segundo o IFR, serviço de informações financeiras da Refinitiv, mas a forte demanda pelos títulos levou as taxas para baixo.

"A operação realmente foi um sucesso muito grande, o dia foi muito favorável", afirmou um técnico do Tesouro, que pediu para não ser identificado, em comentário divulgado à imprensa. Ele destacou que o interesse dos investidores seguiu inabalado ao longo da operação, mesmo após a redução das taxas.

Mais cedo, o Tesouro já havia dito que o objetivo da operação era dar continuidade à estratégia de promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, e antecipar financiamento de vencimentos em moeda estrangeira.

À noite, o Tesouro informou que o Global 2025 foi emitido com cupom de juros de 2,875% ao ano e um spread de 263,1 pontos-base acima da Treasury, título do Tesouro norte-americano, além de preço de 99,425% do seu valor de face.

Já o Global 2030 saiu com cupom de juros de 3,875% ao ano, spread de 324,3 pontos-base acima da Treasury e preço de 98,977% do seu valor de face.

A emissão foi liderada pelos bancos Bank of America, Deutsche Bank, Itaú BBA e JP Morgan.

A última emissão externa havia sido feita pelo país em novembro de 2019, quando o Tesouro anunciou o lançamento do novo título Global 2050, com o qual levantou aproximadamente 2,5 bilhões de dólares, e a reabertura do Global 2029, no valor de 500 milhões de dólares.

Na época, o custo de proteção contra calote da dívida brasileira, medido por Credit Default Swaps (CDS) de cinco anos, estava em torno de 113 pontos básicos. Com a crise do coronavírus e seus desdobramentos sobre a economia, essa medida mais do que dobrou nos últimos meses, a 219 pontos nesta quarta-feira, embora tenha cedido em relação a picos no ano vistos em março.

Outros países da região já vinham acessando o mercado externo. Em abril, a emissão total da América Latina quadruplicou, para 16,5 bilhões de dólares, com governos e empresas correndo para fortalecer seus caixas contra a pandemia.

Chile, México, Guatemala, Paraguai, Panamá e Peru emitiram bônus soberanos, mesmo com custos mais altos.

No fim de março, o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, havia afirmado que emissões externas estavam sempre no radar, mas que esta ainda não era medida para aquele momento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário