China registra exportações robustas e aumento das importações em março

Publicado em 13/04/2021 09:36

LOGO REUTERS

Por Gabriel Crossley e Stella Qiu

PEQUIM (Reuters) - As exportações da China cresceram com força em março enquanto o avanço das importações chegou ao nível mais forte em quatro anos, em mais um impulso para a recuperação econômica do país que sinaliza melhora da demanda global em meio ao avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo.

As exportações em dólares saltaram 30,6% em março sobre o ano anterior, mas em um ritmo mais lento ante o recorde de 154,9% visto em fevereiro. Os analistas consultados pela Reuters projetavam um aumento de 35,5%.

"A demanda externa forte deve ser sustentada durante o segundo trimestre conforme a economia global se recupera mais", disse Nie Wen, economista do Hwabao Trust.

"Mas com a aceleração nos esforços globais de vacinação, setores industriais em outros países estão gradualmente voltando. Temos que ver se o forte crescimento das exportações da China começará a cair."

Os dados mostraram ainda que as importações chinesas avançaram 38,1% no mês passado na comparação anual, ritmo mais rápido desde fevereiro de 2017 devido aos altos preços das commodities, superando a expectativa de 23,3% e após crescimento de 17,3% em fevereiro.

As importações de 1,02 milhão de toneladas de carne em março marcaram o volume mensal mais alto desde ao menos janeiro de 2020, enquanto as importações de soja, minério de ferro, cobre e petróleo também subiram.

A China registrou superávit comercial de 13,8 bilhões de dólares no mês passado, contra expectativa de analistas de superávit de 52,05 bilhões depois de o país registrar saldo positivo de 37,88 bilhões de dólares em fevereiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário