Parlamentares nos EUA buscam avançar em esforços para conter China

Publicado em 21/04/2021 12:28

LOGO REUTERS

Por Patricia Zengerle e Michael Martina

WASHINGTON (Reuters) - Parlamentares norte-americanos esperam que uma legislação abrangente para aumentar a capacidade do país de reagir contra a China avance por meio de um painel do Senado nesta quarta-feira, após semanas de negociações entre democratas e republicanos.

Os membros do Comitê de Relações Exteriores do Senado foram definidos para debater a "Lei de Competição Estratégica de 2021" e considerar as emendas, antes de votar se a enviariam para votação no Senado.

"Estamos realmente satisfeitos com o alto grau de consenso bipartidário sobre esta legislação e como abordar a China e a região Indo-Pacífico de forma mais ampla", disse um assessor democrata no Congresso a repórteres em uma teleconferência na terça-feira.

O projeto de 280 páginas, cujos detalhes foram relatados pela primeira vez pela Reuters em 8 de abril, trata da competição econômica com a China, mas também de valores humanitários e democráticos, como a imposição de sanções contra o tratamento da minoria muçulmana uigures e o apoio à democracia em Hong Kong.

Os membros do comitê apresentaram cerca de 150 emendas, disse o assessor.

O projeto de lei é parte de um esforço acelerado anunciado em fevereiro pelo líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, para aprovar uma ampla gama de leis para combater a China.

"Ter algo que está incorporado na estrutura legal, que seja durável e duradouro, é realmente importante, especialmente se você estiver olhando para o tipo de competição que imaginamos com a República Popular da China nos próximos anos e décadas", o assessor disse.

A medida também prevê recursos de centenas de milhões de dólares, que ainda precisam ser acertados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário