Invasão russa da Ucrânia vai dominar discussões de ministros das Finanças da UE
![]()
A invasão da Ucrânia pela Rússia vai dominar a agenda das discussões de ministros das Finanças da União Europeia na sexta-feira e no sábado, disseram autoridades, conforme a UE tenta avaliar o impacto da guerra sobre a economia do bloco de 27 países neste ano.
"A agressão russa vai definitivamente aparecer de forma proeminente nas discussões de amanhã e o foco principal para todos os ministros das Finanças será avaliar as consequências econômicas da escalada conforme ela evolui", disse uma autoridade da UE.
Os ministros das Finanças vão discutir o impacto da invasão e as sanções da UE à Rússia que serão decididas pelos líderes europeus nesta quinta-feira, bem como potenciais contragolpes de sanções russas.
Antes da invasão, os ministros iriam discutir a recuperação econômica após a pandemia, mudanças nas regras fiscais e aceleração do desenvolvimento nos mercados de capital do bloco.
"O foco mudou agora", disse uma segunda autoridade.
"A Ucrânia será o tópico dominante na agenda de sexta e sábado. Os ministros das Finanças irão discutir o cenário econômico para a Europa, mas a última previsão da Comissão da UE está obsoleta agora", completou.
A Comissão Europeia projetou neste mês que o crescimento econômico dos 19 países que usam o euro seria de 4,0% neste ano, contra taxa de 4,3% calculada em novembro.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde