Moderado Will Hurd, crítico de Trump, ingressa na corrida republicana de 2024
![]()
Por Doina Chiacu
WASHINGTON (Reuters) - O ex-deputado norte-americano Will Hurd, um moderado que já foi o único republicano negro no Congresso dos Estados Unidos, juntou-se nesta quinta-feira à lotada disputa para derrotar Donald Trump pela indicação presidencial do partido para as eleições de 2024.
Hurd, de 45 anos, anunciou sua candidatura em um vídeo e em uma publicação no Twitter que enfatizou a união, a economia e a igualdade de oportunidades para todos os norte-americanos -- e não poupou críticas ao ex-presidente.
"Se indicarmos um político sem lei, egoísta e fracassado como Donald Trump -- ele perdeu a Câmara, o Senado e a Casa Branca -- todos sabemos que Joe Biden vencerá novamente", disse Hurd.
Pintando um forte contraste com Trump, Hurd disse que sua visão da América reconheceria a ciência, abordaria a saúde mental e seria inclusiva e compreensiva.
"Não é certo que essa visão para a América acontecerá, mas pode acontecer se nos concentrarmos em nossos princípios atemporais e potencial ilimitado, e não no interesse próprio na política", disse Hurd.
Um ex-oficial infiltrado da CIA no Oriente Médio e no Sul da Ásia, Hurd trabalhou no Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA. Ele foi eleito pela primeira vez para o Congresso em 2014.
Em 2019, ele criticou fortemente os tuítes do então presidente Trump dizendo que quatro congressistas da minoria democrata progressista, incluindo uma nascida na Somália, deveriam "voltar" para o lugar de onde vieram.
"Esses tuítes são racistas e xenófobos", disse Hurd na época.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde