Confiança do investidor alemão cai mais do que o esperado em julho, mostra ZEW
![]()
BERLIM (Reuters) - A confiança do investidor da Alemanha piorou em julho, disse o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira, relatando uma queda acentuada em seu índice para -14,7 pontos, de -8,5 pontos em junho.
Analistas consultados pela Reuters apontavam para uma leitura de julho de -10,5.
Taxas de juros de curto prazo mais altas na zona do euro e nos Estados Unidos, bem como mercados de exportação fracos, como a China, foram os principais motivos para a perspectiva negativa, disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.
Especialistas do mercado financeiro preveem uma nova deterioração da situação econômica até o final do ano, acrescentou.
A queda está em linha com a mais recente pesquisa do Ifo sobre o moral empresarial alemão e com o índice Sentix para a zona do euro, que caíram mais do que o esperado.
"As perspectivas econômicas para a segunda metade do ano tornaram-se ainda mais sombrias", resumiu o economista sênior do Helaba, Ralf Umlauf.
O índice do ZEW que mede como os investidores avaliam atualmente a economia alemã também caiu em julho, com recuo de 3 pontos, para -59,5.
A economia alemã entrou em recessão no início de 2023, quando os gastos das famílias, uma importante fonte de crescimento para o motor econômico da Europa, sucumbiram à pressão da alta inflação.
(Reportagem de Rene Wagner e Miranda Murray)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes