Dólar à vista tem leve alta enquanto mercado monitora Campos Neto e exterior
![]()
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO (Reuters) -O dólar à vista passou a registrar leves ganhos ante o real nesta sexta-feira, após abrir perto da estabilidade, com investidores atentos à participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento nesta manhã e de olho no exterior, onde a moeda norte-americana também começou a demonstrar mais força ante algumas divisas.
Às 10:00 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,12%, a 4,9875 reais na venda.
Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,18%, a 4,9990 reais.
No Brasil, os investidores monitoram a participação de Campos Neto no Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial, promovido pela Fundação Milton Campos, em São Paulo.
Como a agenda de indicadores no Brasil é esvaziada, as atenções também seguem voltadas para as negociações na Câmara em torno do projeto do novo arcabouço fiscal. A relativa demora da Casa em votar a proposta, em meio a negociações políticas em torno de uma troca de ministros para incorporar membros do centrão ao governo, e as preocupações em torno da área fiscal impactaram a curva de juros futuros nos últimos dias, com as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) em alta.
Nesta sexta-feira, porém, a tendência mais geral nesta manhã é de baixa dos juros futuros.
No exterior, depois das comunicações mais recentes do Federal Reserve, os negócios ainda são permeados pela percepção de que o banco central dos EUA pode elevar ainda mais sua taxa de juros ou mantê-la em níveis altos por mais tempo que o esperado. Isso penaliza algumas moedas de emergentes e pesa sobre índices de ações globais, na Europa e nos EUA.
Além dos receios com uma política monetária mais restritiva nos EUA, os mercados seguem cautelosos com a economia da China e, em especial, com o setor imobiliário do país, após uma semana de dados fracos, apesar das promessas de autoridades chinesas de suporte ao crescimento.
"Das 38 construtoras listadas na China, 18 registraram perdas no primeiro semestre do ano e 11 já apontam para resultados negativo no ano", destacou a equipe da Guide Investimentos, em mensagem aos clientes.
Na quinta-feira, o dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9817 reais na venda, com queda de 0,11%.
O Banco Central fará nesta sessão leilão de até 16.000 contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de outubro de 2023.
(Edição de Isabel Versiani e Camila Moreira)
0 comentário
Ucrânia ataca navio-tanque russo da "frota fantasma" no Mediterrâneo
Vendas de moradias usadas nos EUA têm leve alta em novembro
Wall Street abre em alta com recuperação da tecnologia; Nike recua
Presidente do Fed de NY não vê necessidade urgente de cortar juros de novo em entrevista à CNBC
Ibovespa avança e recupera patamar de 159 mil pontos com ajuda do Itaú
Dólar tem alta leve no Brasil com mercado à espera de leilões de linha