Carga de energia no Brasil deve aumentar 6,2% em outubro, prevê ONS
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A carga de energia elétrica no Brasil deve crescer 6,2% em outubro ante o registrado em igual mês do ano passado, para um patamar de cerca de 77.000 megawatts (MW) médios, estimou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.
A demanda de energia, que passou a crescer de forma mais forte há alguns meses, tem sido elevada especialmente no último mês em razão das altas temperaturas registradas em todo o país, o que levou a um maior uso de ar-condicionados e outros equipamentos de refrigeração pelos consumidores.
Em suas primeiras projeções para o próximo mês, o órgão também prevê que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste devem encerrar outubro com 66,5% da capacidade, cerca de 5 pontos percentuais abaixo do nível registrado nesta sexta-feira, em meio a um maior acionamento das hidrelétricas pelo operador.
O ONS também projetou que as hidrelétricas da região receberão chuvas equivalentes a 76% da média histórica no mês.
Já para as demais regiões, a expectativa do ONS é de chuvas bem superiores à média histórica no Sul (188%), que enfrenta impactos do padrão climático El Niño. Nas demais regiões, as chuvas de outubro devem ser equivalentes a 50% no Nordeste e a 59% no Norte.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde