Ações europeias caem com mineradoras e bancos entre as maiores baixas
![]()
Por Shristi Achar A e Shashwat Chauhan
(Reuters) - As ações europeias recuaram nesta terça-feira, conforme investidores deixaram de assumir riscos e com a alta dos rendimentos dos títulos públicos em toda a Europa, embora o avanço de papéis de peso do setor de saúde tenha ajudado a limitar algumas perdas.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,19%, a 477,26 pontos, estagnando depois de subir quase 0,4% na sessão anterior, com a alta dos rendimentos dos títulos públicos em todo o continente nesta terça-feira. [GVD/EUR]
Os recursos básicos lideraram as quedas setoriais, em baixa de 1,4%, enquanto os bancos perderam 0,8%, interrompendo uma sequência de três dias de ganhos.
Limitando as perdas, os papéis do setor de saúde ampliaram os ganhos pelo segundo dia consecutivo, em alta de 0,7%, oscilando próximo ao maior nível em quase 17 semanas atingido na sessão anterior.
Em relação aos dados, a produção industrial alemã caiu inesperadamente em novembro em relação ao mês anterior, marcando o sexto declínio mensal consecutivo.
Uma leitura separada mostrou que a taxa de desemprego da zona do euro caiu inesperadamente para 6,4% em novembro, contra as expectativas de 6,5%.
"Não acreditamos que um mercado de trabalho ainda apertado impedirá que o crescimento dos salários caia acentuadamente este ano; em outras palavras, uma taxa de desemprego baixa não deve impedir os cortes nos juros pelo Banco Central Europeu", disse Melanie Debono, economista sênior para a Europa da Pantheon Macroeconomics.
Entretanto, uma série de dados econômicos mistos em todo o mundo fez com que os mercados reduzissem suas expectativas de futuros cortes nas taxas de juros, com expectativas de uma pausa na próxima reunião do BCE amplamente incorporadas. [0#ECBWATCH]
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,13%, a 7.683,96 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,17%, a 16.688,36 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,32%, a 7.426,62 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,53%, a 30.408,78 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,46%, a 10.060,30 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,27%, a 6.461,02 pontos.
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi